segunda-feira, 20 de junho de 2016

Porque o chuveiro dá choque?

Os chuveiros e duchas elétricas aquecem a água por meio de uma resistência ligada à energia elétrica. Esta resistência fica em contato direto com a água. Parte da energia elétrica passa para a água. Esta energia se propaga pela água e chega até o registro. O registro por ser de metal ou metalizado também transmite energia e chega a mão do usuário.

E como eliminar este problema?

A solução é fazer o aterramento do chuveiro. O aterramento é literalmente ligar o chuveiro a terra. Todo chuveiro possui um fio verde ou verde e amarelo onde conecta-se o aterramento.
A NBR 5410 determina que toda residência deve ter aterramento. Próximo ao medidor de luz deve ser instalada a barra de aterramento (foto 2), de onde um cabo (verde ou verde e amarelo) sai e vai até o quadro de luz de onde é distribuído para toda a residência. Caso não possa realiza-lo desta maneira é possível aterrar somente o chuveiro, instalando a barra de aterramento num local próximo do banheiro, corredor externo ou quintal de onde sairá o cabo para ser conectado ao chuveiro.
Atenção: nunca conecte o cabo terra do chuveiro ao cabo neutro da instalação ou a qualquer parte metálica.

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Sem aterramento                                                            Com aterramento



Aterramento via QDL

Barra de aterramento enterrada no solo de onde sai o cabo para o QDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário