sábado, 18 de junho de 2016

Como aumentar a vida útil dos chuveiros?

A queima das resistências dos chuveiros é sempre uma dor de cabeça, pois para troca-las, requer em alguns casos, um pouco de trabalho e cuidado principalmente com a eletricidade. Existem alguns modelos onde a troca é dificultada pela complexidade. Veja abaixo algumas dicas para aumentar a vida útil dos chuveiros:

  • Use sempre bitola (espessura) de cabos recomendado pelo fabricante do chuveiro.
  • O circuito que alimenta o chuveiro deve ser exclusivo, isto é, deve sair do quadro de distribuição um trio de cabos (fase, fase e terra para 220V ou fase, neutro e terra para 127V) que deve alimentar somente o chuveiro.
  • Da mesma forma instale disjuntores com a amperagem recomendada. use disjuntores unipolares somente em 127V e bipolares somente em 220V, pois caso ocorra a queda de uma das fases a outra continuará energizando o chuveiro.
  • Instale ou troque regularmente filtro na entrada da caixa d'agua. O acúmulo de resíduos nos terminais de contato pode reduzir a vida útil das resistências.
  • Ao trocar uma resistência limpe os contatos retirando a oxidação branca e/ou sais minerais que normalmente se acumulam. Ao término da limpeza verifique se não há resíduos ou restos da resistência que foi trocada
  • Ao instalar um chuveiro ligue a energia somente depois da água passar pelo mesmo e preencher a câmara da resistência.
  • Elimine gotejamento do chuveiro que pode ser causado por desgaste do registro de abertura da água ou em alguns modelos, desgaste da válvula que regula a saída da água da câmara da resistência. Este segundo caso pode ocorrer a esvaziamento da câmara da resistência causando a queima. 
  • Em dias muito frios, cuidado ao dar aquela famosa fechadinha no registro para a água sair mais quente, pois o fluxo de água pode ficar bem próximo do mínimo necessário para o acionamento dos contatos elétricos do chuveiro ocorrendo um liga e desliga constante. Esta situação é facilmente identificável devido o piscar das luzes e mudança no som emitido pelo chuveiro.
  • Nunca utilize plugues, tomadas e conectores plásticos para ligar o chuveiro no circuito elétrico. Ligue diretamente os cabos ou utilize conectores de porcelana.
Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365


Utilize somente conectores de porcelana
NUNCA utilize plugues e tomadas para ligar o chuveiro ao circuito elétrico

Utilize somente disjuntores bipolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário