sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Posso utilizar disjuntores unipolares para ligar um aparelho 220V?

Não, o correto é utilizar disjuntores bipolares.
Primeiro vamos esclarecer o que são disjuntores unipolares e bipolares. Os unipolares como mostrado na foto, devem ser utilizados nos circuitos 127V chamados também de monofásicos porque um cabo é a fase (energeticamente carregada) onde o disjuntor deve estar ligado, e o outro é o neutro (não carregado energeticamente) que não precisa de disjuntor. Os disjuntores bipolares devem ser utilizados em circuitos 220V chamados bifásicos porque ambos os cabos são fases.
O risco de colocar disjuntores unipolares em circuitos 220V é que se houver algum problema na instalação ou no aparelho, pode ocorrer o desligamento de apenas um disjuntor mantendo uma fase carregada ligada ao aparelho podendo danificar o mesmo além de trazer riscos de choques. Utilizando disjuntores bipolares o circuito é desligado completamente.
Disjuntor bipolar





Disjuntor unipolar

 Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores e ventiladores na lojadochuveiro.com.br

94 comentários:

  1. Caro João Carlos,
    Tenho uma pequena empresa de reformas no Rio de Janeiro e gostei muito de suas dicas. São bem elaboradas e apresentadas. Como estou desenvolvendo um novo site para a minha empresa (www.ac3l.com.br), à qual eu incluo uma página de dicas, gostaria de pedir permissão para inluir cópia do conteúdo de seu blog, citando a fonte e mantendo um link para o seu blog. Penso que isso iria muito ajudar aos meus clientes.
    Muito obrigado e um abraço,
    Luiz Carlos (diretor@ac3l.com.br)

    ResponderExcluir
  2. João. Me mudei para uma casa e vi que o chuveiro é 220 e está ligado em 2 disjuntores monopolares (ambos B32), exatamente igual o seu relato. Minha duvida é, eu posso apenas trocar os 2 disjuntores monopolares por um bipolar (também B32)?
    Ou vou precisar mexer em mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  3. Posso substituir um disjuntor bipolar por dois mono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo desculpe a demora na resposta, por algum motivo, não estou recebendo o aviso de perguntas no blog. Paulo apesar de funcionar, não é aconselhavel, pois pode ocorrer o desarme de apenas 1 disjuntor e a outra fase continuará energizando o aparelho podendo causar danos ao mesmo.

      Excluir
    2. Entendi. Demorei a ver sua resposta e acabei usando dois mesmo haha .. Mas se tomar cuidado e sempre desligar ambos os disjuntores não vai dar problema né?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Na verdade o que vc pode fazer já que colocou 2 djuntores e unir as alavancas com auxílio de um fiozinho se tiver o furinhona alavanca, mas é gambiarra, porém vai aumentar sua segurança no caso de uns dos djuntores desarmar por algum motivo e o outro permanecer ligado

      Excluir
  4. A questão é se eu separar um disjuntor bipolar de 20A por 2 unipolar de 20A ou seja é possível eu unir 2 disjuntores unipolar de vinte Ampere e obter um bipolar de vinte Ampere ou altera a a capacidade.

    ResponderExcluir
  5. A questão é se eu separar um disjuntor bipolar de 20A por 2 unipolar de 20A ou seja é possível eu unir 2 disjuntores unipolar de vinte Ampere e obter um bipolar de vinte Ampere ou altera a a capacidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose, apesar de funcionar, não é aconselhavel pois pode ocorrer o desarme de apenas 1 disjuntor e a outra fase continuar energizando o aparelho, podendo causar danos ao mesmo, além que poder causar uma descarga elétrica ao usuario. Se for um motor poderá queimar.

      Excluir
  6. posso por o disjuntor bipolar em fase sendo que aqui é 127v so que vou usar como duas fases independente uma pra iluminacao e outra pra tomada isso pode

    ResponderExcluir
  7. Cara tenho uma dúvida, na minha região a tensão é 220v e pelo que sei não é bifásica. Tem a fase e o neutro
    Uma da choque (seria o +) e um o neutro não da choque.
    Então não seria só fase 110v monofásica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vando, é monofasico 220V. Uma fase é 220V e o outro é neutro.

      Excluir
  8. Olá, a rede de minha residencia é 220V Trifásico e gostaria de retirar algumas duvidas referentes aos tipos de disjuntores que devem ser utilizados (Monopolar, bipolar, tripolar e tipo de curva):
    1ª Chuveiros 7500w ligados no 220V
    2ª Lampadas ligadas em 220V
    3ª Tomadas ligadas em 110V
    4ª Tomadas ligadas em 220V
    5ª Para chuveiros irei utilizar 40A e nas demais 20A confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue resposta:
      1ª Chuveiros 7500w ligados no 220V disjuntor bipolar curva B
      2ª Lampadas ligadas em 220V disjuntor bipolar curva B
      3ª Tomadas ligadas em 110V disjuntor unipolar. Curva B são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiro, torneira elétrica, lâmpadas incandescentes, ferros de passar e secadora de roupas. curva C são utilizados para proteger circuitos que estão ligados em cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc.
      4ª Tomadas ligadas em 220V disjuntor bipolar quanto a curva idem resposta anterior.
      5ª Para chuveiros irei utilizar 40A e nas demais 20A confere? Para o chuveiro esta correto, para os demais depende da carga instalada e da bitola do cabo utilizado. O ideal é somar as cargas instaladas no circuito e então dimensionar o cabo e o disjuntor, lembrando que deve seguir a seguinte regra. Capacidade de condução do cabo deve ser maior que a capacidade do disjuntor que deve ser maior que a corrente do circuito. Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
  9. Qual o disjunto correto para um chuveiro é um bipolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende, se ele for 220V deve ser bipolar, se for 127V deve ser unipolar.

      Excluir
  10. Qual o disjunto correto para um chuveiro é um bipolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis desculpe a demora na resposta. Voce deve usar um disjuntor bipolar somente se ele for 220V, se for 127V voce deve usar um unipolar na fase.

      Excluir
  11. Boa noite, alguns disjuntores não vem as descrições se podem ser utilizados em 127-240, vem so escrito 240-440v. Este último se não vier com a 1a descrição eu posso utilizar em ligações 127v?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, alguns disjuntores não vem as descrições se podem ser utilizados em 127-240, vem so escrito 240-440v. Este último se não vier com a 1a descrição eu posso utilizar em ligações 127v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxuel, desculpe a demora na resposta. a inscrição se refere a tensão limite, podendo ser utilizado em tensões menores.

      Excluir
  13. Posso ligar um disjuntor bipolar 220v, fase e neutro ao invés de fase fase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, desculpe a demora na resposta. Não é aconselhável, pois dependendo do tipo de fenômeno elétrico, o disjuntor não atuará. O correto é voce utilizar 1 disjuntor unipolar na fase.

      Excluir
  14. Irmão, tenho um chuveiro elétrico de 7500w e no QD do apartamento tem um dr de 25A,Na minha cidade aqui a tensão é 220v, e lá no QD ta com 2 fases + terra. Quando acionado o chuveiro o dr dessarma. Com isso a solução é trocar o dr de 25A por uma de 40A ne? A ligação está correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando..
      O dr deve ser bipolar ne? Ou posso usar um trifásico mas utilizando apenas 2 entrada do DR?

      Excluir
    2. Brayner a primeira coisa a ser verificada é se o chuveiro é compativel com Dr, se não for o Dr desarma e neste caso voce deve substituir o dr por um disjuntor bipolar de 40A. Se o chuveiro for compativel ha duas soluções. Se o Dr for só para o chuveiro então substitua por um dr bipolar de 40A. Se o dr for geral, para a casa toda, então substitua por tetrapolar de 63A.

      Excluir
  15. Existe algum disjuntor que posso utilizar para alternar as fases? usar o mesmo circuito, hora em uma fase, hora em outra fase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, para isto existe a chave inversora de fase. O disjuntor não se aplica neste caso.

      Excluir
  16. Em um circuito de iluminação 220V, qual disjuntor seria melhor usar monopolar ou bipolar, por qual motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 220v é bifasico portanto o disjuntor ideal é o bipolar, porque os dois cabos que alimentam o circuito são fase, isto é, estão energizados.

      Excluir
    2. Trabalho com o programa Pro-Eletrico quando coloco 220V ele automaticamente coloca DJ Bipolar para a iluminação e para as tomadas o programa coloca monopolar.

      Excluir
    3. Luiz eu não conheço este programa. Utilizo uma planilha em excell para os circuitos.

      Excluir
  17. Por favor.presciso instalar um disjuntor em dois para dividirem a energia 220v em duas partes, sendo que ambas terão seções de tomadas e interruptores. Se possível me mande uma ilustração,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane veja esta minha postagem sobre quadro de distribuição, ´pode ajudar: http://dicasemeletricidade.blogspot.com.br/2009/05/quadro-de-distribuicao.html

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá João

    Preciso fazer uma extensão para conectar 2 refletores de led 110v. Vou utilizar a tomada de 110v de um toalete qualquer e e logicamente não saberia dizer qual é fase. Posso colocar o disjuntor unipolar na extensão em qq uma das vias para evitar algum acidente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, neste caso eu sugiro voce colocar um interruptor bipolar, que é usado em circuitos 220V por que ele corta a energia dos dois fios. Se voce colocar o disjuntor unipolar, não sabendo qual é a fase, voce corre o risco de coloca-lo no neutro e então ficaria sem função. Como os refletores são de LED e provavelmente de baixa potencia, o interruptor bipolar seria suficiente.

      Excluir
  20. João, bom dia. Meu ar de janela tem 18000 btus,1750 de potencia e no manual recomenda-se utilizar um djuntor de 15a, só que meu ar é 220v ligado num transformador de 220 p 110v. Qual voce me recomendaria ? Te agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, devemos considerar que o ar condicionado é alimentado em 127V, portanto 1750/127= 13,8A então o disjuntor é mesmo de 15A
      Boa sorte,

      João Carlos

      Excluir
  21. Olá João. Amigo, estou fazendo uma pergunta há dias a vários, e ninguém me responde.
    Peço desculpas por incomodar, agradeço se puder me explicar.
    Num chuveiro instalado em 220 com dois fases, sem terra, e erradamente cada fase em um disjuntor, caso um dos disjuntores desarme, o risco de choque é certo não é? Porque não tem terra...
    Qual o grau de importância a ser feito primeiro neste caso?
    - tocar os disjuntores por um bifásico? Fazer o aterramento ou botar um DR? Se pudesse fazer só um, que faria primeiro? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  22. Ola amigo, o correto é colocar um disjuntor bipolar independente se ha terra ou não. O disjuntor protege a instalação em casso de curto circuito ou sobrecarga. O aterramento protege o usuario de sofrer uma descarga eletrica. O ideal é fazer os dois, mas lembre-se que são coisas distintas.

    ResponderExcluir
  23. Caro João Carlos, bom dia!

    Estou montando meu escritório aqui em casa e gostaria de proteger meus computadores em relação a uma eventual sobre carga elétrica, logo, vou instalar disjuntores. A tensão aqui na minha cidade é 220 Volts, e vou ter dois pontos de energia para ligar os micros.(em cada um dos pontos de energia vou instalar um disjuntor bipolar). Minhas dúvidas:

    1) - Nessa mesma instalação elétrica, com os dois computadores e seus respectivos monitores, vou ligar também, um pequeno micro system (rádio) que funcionará diariamente, e um impressora que funcionará eventualmente, mas simultaneamente aos micros e o micro system .

    2) - Qual a amperagem ideal para meus disjuntores (meus dois micros possuem fontes bivolt de 530 watts) .. 10 , 15 ou 20 amperes?

    3) - Qual tipo de curva, "B" ou "C", seria a recomendada para os disjuntores, para a configuração acima descrita?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    José Eduardo



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose qual a potencia total instalada neste circuito? (micros+monitores+impressora+microsistem)

      Excluir
  24. Edcarlos.souzasilva@hotmail.com21 de abril de 2017 04:18

    Olá tenho dois quados dentro de casa um na parte de cima tem dois quartos e um banheiro e na parte de baixo tem sala cosinha e banheiro posso ligar os dois em um só disjuntor de 50 que fica no relógio padrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edcarlos o disjuntor vai depender da carga instalada na sua residencia. Aconselho voce procurar um profissional qualificado para fazer este calculo, verificar se os cabos que ligam o medidor de energia ao quadro de distribuição estão adequados e então definir o disjuntor.

      Excluir
  25. Carga instalada é a somatória de todas as potencias (aparelhos, iluminação, tomadas de uso geral e etc) X taxa de utilização.

    ResponderExcluir
  26. Pf me esclareça uma dúvida, em minha casa há um ramal de circuito o de sai do QD F+F+N+T e neste ramal há tomadas 127V(F+N) e 220V(F+F) qual a forma Correta de instalação no QD? 2 disjuntores monofasico ou 1 binário? Pois a tensão das tomadas vai depender se utilizo 1 ou duas fases deste circuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, o correto seria separar o circuito 127 do 220V e colocar 1 disjuntor para cada, sendo 1 unipolar para o circuito 127V e um bipolar para o 220V. Se não for possível coloque 1 disjuntor bipolar nas fases, porém, neste caso, se ocorrer o desarme em qualquer dos dois circuitos ambos ficarão sem energia.

      Excluir
  27. Bom dia, tenho uma dúvida e se possível gostaria que me respondesse.
    Onde moro a tensao é de 220 v trifásico. O que acontece se eu juntar duas pernas positivas do trifásico?
    Tipo assim: se eu juntar duas fases positivas e diferentes de uma rede trifásica em um buraquinho da tomada e no outro colocar o negativo terei 440v? Ou corro o risco de ter um curto?
    Outra pergunta, caso eu possa fazer isto, teria perdas (relógio de eletricidade rodando mais rápido?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, boa noite, só uma correção, em corrente alternada não se fala positivo ou negativo, o correto é fase, neutro e terra. Em resposta a sua pergunta em hipotese nenhuma junte as fases, isso acarretara um curto circuito. Se voce colocar uma fase num dos lados da tomada e no outro colocar o neutro voce terá 127V. O 440V só é obtido em cabines primárias onde ha um transformador que transforma 13.800V em 440V.

      Excluir
    2. João voce também pode obter 440V utilizando um tranformador, onde entra o 220V trifasico e sai 440V trifásico

      Excluir
    3. Entendi, então se eu ligar dois fios de fases diferentes(trifásico) terei um curto, as fases diferentes trifasicas não podem entrar em contato uma com a outra né!
      Muito obrigado pela atenção em responder tão rápido.

      Excluir
  28. Vivian dos Santos2 de junho de 2017 14:01

    Minha instalação é antiga, de fusível e estamos providenciando a troca e instalação do QDC atualizado.
    Colocaremos 1 disjuntor bipolar de 32 A curva B para o chuveiro, 220V, e 1 disjuntor bipolar de 40 A curva C como geral, 110V. Os demais disjuntores serão unipolares B32a e cabo flexível de 2,5mm para os cômodos e o de 6,0mm para o chuveiro. A energia é trazida do relógio para o QDC através de um cabo de 6,0mm.
    A parte da frente da casa será utilizada para comércio, onde instalaremos uma rede de 220 e um novo QDC. Em um cômodo teremos equipamentos que totalizam 12 amperes em 220, no outro cômodo teremos 20 amperes, mais 41 amperes de um forno turbo. Para a rede optamos pelo cabo de 6,0mm, e para a instalação exclusiva do forno, cabo de 10,0mm.
    Minhas dúvidas são:
    Estou totalmente errada ou parcialmente certa?
    Devo colocar um disjuntor bipolar para cada cômodo, um bipolar para o forno e um disjuntor geral para o comércio ou deve ser um disjuntor para cada equipamento?
    Posso utilizar como terra um cabo flexível de 2,5mm em uma instalação onde o cabo fase e neutro são de 6,0mm?
    A energização desse QDC destinada ao comércio pode vir do QDC residencial ou terá de vir direto do relógio da operadora de energia?
    Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  29. Vivian, ha varias coisas erradas no seu projeto, entre elas é a corrente do disjuntor deve ser maior que a corrente do aparelho e menor que a capacidade de condução do cabo, disjuntor bipolar deve ser usado somente em circuitos bifasicos, isto é em 220V entre outras coisas. Aconselho voce procurar um profissional qualificado para fazer o levantamento das cargas e então fazer o correto dimensionamento dos circuitos. Posso fazer este tipo de serviço se voce for de Sao Paulo.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde João carlos, fui ver um serviçopara mudar o medidor de lugar, achei estranho que havia dois disjuntores de 70A, um desligado e o outro ligado,e só funcionava assim.Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, muito interessante isso. A unica coisa que posso imaginar é que ha um jumper em algum ponto do circuito que esta possibilitando a passagem de energia ou o disjuntor esta com defeito. Experimente inverter os disjuntores e veja se o fenomeno se repete.

      Excluir
  31. Residência antiga com chave padrão de 40 Amperes e toda a ligação estão junta , ou seja sem distribuição. quero fazer a distribuição e já fiz os cálculos, só que a chave geral e do chuveiro são de maior amperagem que a do Padrão. O que fazer?

    ResponderExcluir
  32. João, boa noite!

    A rede na tomada do chuveiro do meu apartamento é de 220 volts, porem acabei comprando um chuveiro de 8800W de potência e o disjuntor da tomada do chuveiro é de 30A. Apos a instalação percebi que o chuveiro não esquenta de acordo com sua capacidade máxima. o que posso fazer para garantir a potência máxima do chuveiro sem perder a segurança?

    Desde já agradeço a atenção.

    sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, o disjuntor não limita a passagem de corrente então ele não é o responsável pela perda de capacidade. Voce mencionou que mora em apartamento, o que talvez esteja acontecendo é que a pressão da agua esta muito forte e não ha tempo de esquentar a agua, vc sabe se o chuveiro esta om redutor de pressão? Uma outra possibilidade, é que em alguns modelos, ha queima parcial da resistencia funcionando apenas no morno.

      Excluir
  33. Boa noite meu amigo,tenho uma duvida,tou montando uma rede 220v com disjuntor bipolar pra 2 fase, posso colocar interruptor simples sem ser bipolar nessa rede, pois os interruptores bipolares sao meio caros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davimar, não é aconselhavel pois a outra fase continuara a energizar as lampadas e estas terão sua vida util bastante reduzida. Se for incandescentes acenderão com pouca luminosidade, se foram compactas ficarão piscando e se foram Leds queimarão.

      Excluir
  34. Olá, minha duvida é a seguinte tenho um quiosque onde foi colocado um disjuntor em umas das fases 220v, pois o mesmo depois de desligado, fica passando tensão nas 2 fases, bem mais fraco,tomei uns pequenos choques, pois esse tensao que fica nao é fraca que nao liga nada, mais com a chave de teste é possível verifiar isso, depois de ligado ele fica normal a fase e netro, pode ser o disjuntor estar ligado errado, no neutro neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, podem ser duas situações. 1º pode ser que o disjuntor foi colocado no neutro como vc comentou se o circuito for 110 ou 127V, neste caso basta trocar de 1 cabo por outro. Se o circuito for 220V precisa colocar 1 disjuntor na outra fase também ou mais corretamente colocar 1 disjuntor bipolar como mostrado nas postagem.

      Excluir
  35. Ao instalar uma bomba eletrica trifasica o eletricista reparou que nao possuia um disjuntor tripolar entretanto possuia um bipolar e mais tres monopolar todos os dijuntores emcontrado são da mesma aperagem e fabricantes diferentes sendo o bipolar e um monopolar de mesmo fabricante e os dois monopolares de outro fabricante. O eletricista optou em ultilizar o dijuntor bipolar e o monopolr para exeercer a proteçao da bomba comente a exposição exposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo recomendo voce trocar por 1 disjuntor tripolar pois se por algum motivo desligar somente 1 dos disjuntores seja o bipolar ou monopolar a bomba ira queimar pois continuara a entrar 1 ou 2 fases.

      Excluir
  36. gostaria de saber um chuveiro de 5500wats na rede 220v posso usar dijuntor bipoplar de 30a. ou 2 monopolar de 15a. cada fase terá 15a. ou 30a.

    ResponderExcluir
  37. Olá. Só pra esclarecer. O fato de ser 220V não necessariamente a rede é bifásica. É possível ter 220V monofásico (1 Fase e 1 Neutro), bifásico (2 Fases e 1 Neutro) e trifásico (3 Fases e um Neutro).

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde.
    Em minha casa ligaram um exaustor da coifa, 220V com apenas um interruptor em uma fase apenas, ou seja, sempre existe uma fase energizando o exaustor.
    Isso prejudica o motor? Gasta mais energia?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, sim prejudica. Este tipo de ligação pode queimar o motor.

      Excluir
  39. Meu QDC tem apenas 1 circuito 220V, porém está conectado com 2 disjuntores monopolares NEMA de 25A. Gostaria de saber se a potência total desse circuito 220V seria de 50A (soma dos 2 disjuntores) ou se se mantêm como 25A?
    Frequentemente o disjuntor desarma quando uso o chuveiro por muito tempo (chuveiro de 30A), então imagino que ele não está fazendo a soma dos 2 disjuntores e sim que os 2 disjuntores de 25A estão trabalhando como se fosse 1 bipolar de 25A, é isso mesmo ou são somadas as amperagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhow mesmo sendo 2 disjuntores unipolares eles funcionam como 1 bipolar com corrente de 25A. Quanto ao fato de estar desarmando e como voce mencionou que ocorre apos um periodo de banho, pode ser que a bitola do fio esteja incompativel com a corrente. Para uma corrente de 30A o ideal é um cabo de 6 mm².

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, imaginava que fosse isso mesmo. O ideal neste caso seria trocar o disjuntor para um bipolar de 50 A ou mais?
      Agora que você mencionou sobre o cabo, não estou seguro, mas acho que o cabeamento que tenho no meu circuito 220 V é de 10 mm² isso é bom ou ruim, uma vez que o indicado é de 6 mm²?
      Ahhh... uma nota, a geladeira está no mesmo circuito (tá uma zona a instalação elétrica do meu apartamento kkk), por isso estava querendo colocar 2 disjuntores bipolares de 50 A para separar o do chuveiro e deixá-lo dedicado ao banheiro apenas, você tem alguma sugestão?
      Muito obrigado desde já pelo seu tempo e auxílio.

      Excluir
  40. Existe um dispositivo, que une mecanicamente dois ou três disjuntores unipolares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos não existe porque unindo dois ou mais disjuntores unipolares eles não funcionam como um disjuntor bifasico ou trifasico.

      Excluir
  41. Meu nome é Antonio,
    Ola, fechou um curto circuito no chuveiro de minha casa, e queimou o fio de 10mm fase. O que ocorre se eu manter esse fio ligado, não substituir ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio desculpe a demora na resposta, recomendo vc substituir o cabo pois quando o cabo carboniza ele perde suas propriedades eletricas.

      Excluir
  42. Boa tarde. Posso colocar um disjuntor bipolar 10A para proteger dois circuitos independentes (127v)? Cada fase que passa pelo disjuntor irá alimentar um circuito diferente, isto pode acarretar algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ele não vai funcionar como disjuntor, isto é, se ocorrer algum curto circuito ele pode não desarmar.

      Excluir
  43. Olá, poderia me tirar uma dúvida: posso usar o disjuntor do chuveiro como disjuntor geral?

    Do poste as duas fases entram direto nele e dele faço jump para os outros disjuntores da casa ao mesmo tempo que mando para o chuveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , não é recomendado pois se houver algum problema no chuveiro como um curto ou da necessidade de trocar a resistencia que causara a o desligamento do disjuntor, toda sua residencia ficará sem energia.

      Excluir
  44. Olá,tenho um tomada de ar-condicionado 220v quero transformar em 127v posso usa o mesmo disjuntor bipolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola voce deve mudar para um disjuntor monopolar, pois o neutro não passa pelos disjuntores.

      Excluir
  45. Olá, tenho uma duvida. No quadro de distribuição para padrão bifasico, preciso colocar um disjuntor geral será de 50A, pois a carga total da reairesidê é de 42,08A. A corrente do chuveiro e 29A. Ele é bifásico, nesse caso qual seria o disjuntor ideal para este chuveiro?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite João.a rede da minha cidade é 220 wats, qual dijuntor devo usar para uma chuveiro eletrico da marca ultra.

    ResponderExcluir
  47. Desculpa, não me apresentei. Meu nome é Carlos

    ResponderExcluir
  48. Posso utilizar disjuntores unipolares para ligar um aparelho 220V? A resposta depende da região do pais em qual você se encontra. Sugiro ao Amigo inserir essa observação... Abraço

    ResponderExcluir
  49. Bom dia João , coloquei plafon de Led na minha residência voltagem 220V, e quando desligo o interruptor ele não apaga completamente, e isso incomoda muito a noite, como posso resolver?

    ResponderExcluir
  50. Pode ser ligado dois dijuntores com a mesma amperagem em série ou paralelos? para o mesmo circuito o que pode causar?

    ResponderExcluir
  51. Olá a tenção da minha casa e 220 entre um fio positivo e um neutro pode usar um interruptor bipolar interrompendo o positivo e o negativo do chuveiro o só o interruptor simples que interrompe só a fase

    ResponderExcluir