terça-feira, 23 de junho de 2015

Qual o chuveiro mais econômico?

Independente do tipo ou marca de chuveiro o que determina o consumo de energia é a potência e o tempo que o mesmo fica ligado. A potência elétrica é expressa em watts (W). Nas duchas e chuveiros existem modelos com potências diversas que vão de 4.400 até 7.800 W de modo que o mais econômico é de 4.400W. A diferença entre eles é a capacidade de aquecer a água de modo que um chuveiro de 6.800W tem maior poder de aquecimento do que um de 5.500W . Esta diferença é sentida principalmente no inverno. Veja abaixo o comparativo entre as diversas potências e o consumo.

Valor pago considerando uma família de 4 pessoas com 1 banho diário de 10 minutos. Valores atualizados em dez. 2015














Outro fator importante é o tempo do banho. Como chuveiros possuem potencias expressivas poucos minutos podem representar uma diferença considerável. Veja na figura 2 o exemplo de consumo onde um chuveiro de menor potencia gasta mais que um de maior potencia devido ao tempo de banho. 
    Se voce optar por um modelo de menor potência, a menor capacidade de aquecer a água pode ser parcialmente compensada ajustando a passagem da água através do registro, que é aquela famosa fechadinha para sair água mais quente, e ao contrario do que se imagina não há maior consumo de energia pois a potência é a mesma independente da quantidade de água que esta passando. 
    Uma outra maneira de economizar é a utilização de duchas eletrônicas. Estas possuem um mecanismo que permite o ajuste da temperatura através de vários níveis de potência, que voce ajusta na temperatura que lhe for mais confortável. Nas duchas comuns só há a opção de morno quente e frio. Vejamos duas situações onde as duchas eletrônicas podem ser mais econômicas:
Dias quentes: nos modelos comuns deixamos na posição morno que representa aprox. 65% da potência da ducha e muitas vezes é mais quente que o desejado. No tipo eletrônica há varios níveis de potência entre o frio e o que seria o morno nas duchas comuns podendo deixar numa temperatura agradável e ainda economizar. Assim também como nos dias não tão frios, nas duchas comuns deixamos na posição quente que representa 100% da potência mas que pode ser mais quente que o desejado. Nas eletrônicas também podemos deixar em potências intermediárias entre o que seria o morno e o quente também trazendo ecônomia.
Veja abaixo um comparativo de consumo entre os diversos tipos de chuveiros:
Para o cálculo foi considerada uma residência com 4 pessoas com 1 banho diário de 10 minutos 30 dias por mês e os valores referem-se aos cobrados pela AES Eletropaulo em dezembro de 2015 ja considerados os impostos.

Comparativo utilizando um chuveiro com menor potencia, porém com maior tempo de banho
Comparativo de consumo entre ducha comum e eletrônica em dias quentes
Comparativo de consumo entre ducha comum e eletrônica em dias frios
Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas e ventiladores na lojadochuveiro.com.br

Veja também este vídeo demonstrando a diferença de consumo entre duchas convencionais e eletrônicas:
https://www.youtube.com/watch?v=s-xLaaRuRJU



38 comentários:

  1. Esse valor está bem errado! Eu moro sozinha, tomo banho rápido, sou economica e, agora pago em média R$130,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise os valores acima correspondem apenas ao consumo do chuveiro e o calculo foi baseado nos valores cobrados em junho de 2015 e apos este período houve acréscimo de 17% na conta.

      Excluir
    2. Em casa somos 9 pessoas e o consumo eh de 190-240reais por mes

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual o melhor chuveiro e o mais econômico.Tenho uma ducha Lorenzetti Jet Turbo mas vi que é de categoria F de consumo de energia.Quero comprar outra mas não sei qual escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiani este modelo se enquadra na categoria F porque esta na faixa de potencia entre 6800W e 7900W. O que determina o consumo de energia é a potencia elétrica e o tempo que permanece ligado, portanto quanto menor for a potencia menor será o consumo. Vale ressaltar que chuveiros com potencia menor também tem menor capacidade de aquecimento da agua. Ate certo ponto este efeito pode ser minimizado reduzindo o fluxo de agua que sai do chuveiro, aquela famosa fechadinha no registro pra agua sair mais quente. Uma outra maneira seria voce comprar uma ducha eletronica que possuem diversos niveis de temperatura. Veja no link comparativo entre duchas comuns e eletronicas.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  3. Que legal, muito boa esta informação, não tinha nem ideia que era assim que funcionava. parabens

    ResponderExcluir
  4. como um banho de 6800w no intermediário e mais econômico que um banho no quente 6800w sendo que os dois sao 6800w deste jeito jogo fora minha faculdade de engenharia eletrica...?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo quando nos referimos a um chuveiro de 6800W dizemos que este na temperatura máxima consome 6800W, isto é, se é um chuveiro convencional consome 6800W na posição quente ou inverno. Nos chuveiros eletronicos da mesma maneira consome 6800W na posição maxima, mas conforme reduzimos a temperatura, igualmente a potencia vai reduzindo. O que quiz dizer na postagem é que em dias não tão frios em que não precisamos usar a potencia máxima do chuveiro os eletronicos são mais economicos pois ha varios niveis de potencia entre o morno e o quente, o que não é possivel fazer nos chuveiros convencionais.

      Excluir
    2. Correto,diminuindo a temperatura também diminui a potência, gerando economia, ficou feio pra vc em engenheiro eletrico??

      Excluir
    3. BOm gosto não vem com dinheiro e inteligencia não vem com diploma.

      Excluir
    4. kkk joga fora seu diploma, Marcelo Santos, distraído.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Os seus também porque o correto não é boletim de português mas sim boletim em português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João Carlos, Bom dia!
      Gostaria de uma ajuda de você... Qual seria o valor médio gasto na minha conta de energia para a Ducha Advanced Multitemperaturas 5500W (Lorenzeti) para uma casa com 2 pessoas, sendo que cada uma toma dois banhos por dia de 10 min. o Valor do Kw/h aqui em Salvador é de em média 0,47... Lembrando que o banho será na temperatura 1 (a menos quente).
      Desde já agradeço por seu excelente trabalho de esclarecimento de dúvidas da população.
      E só abusando mais um pouco, se fosse para você, qual chuveiro você me indicaria comprar, sendo ele o melhor custo beneficio? Estou me mudando mês que vem.

      Excluir
  6. Obrigada, foi muito útil suas informações a respeito da potência e a diferencia entre chuveiro e ducha eletrônica, não fazia ideia rsrsrs, então sanou todas as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Prezado João Carlos, Bom dia!
    Gostaria de uma ajuda de você... Qual seria o valor médio gasto na minha conta de energia para a Ducha Advanced Multitemperaturas 5500W (Lorenzeti) para uma casa com 2 pessoas, sendo que cada uma toma dois banhos por dia de 10 min. o Valor do Kw/h aqui em Salvador é de em média 0,47... Lembrando que o banho será na temperatura 1 (a menos quente).
    Desde já agradeço por seu excelente trabalho de esclarecimento de dúvidas da população.
    E só abusando mais um pouco, se fosse para você, qual chuveiro você me indicaria comprar, sendo ele o melhor custo beneficio? Estou me mudando mês que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, de acordo com o catalogo do fabricante, este modelo de ducha na posição 1 consome 2300W e baseado na informações que voce mencionou o consumo medio seria de R$ 21,62 apenas dos banhos. Quanto a indicação de um modelo de chuveiro e como voce mora em Salvador que é um local quente e que não tem inverno rigoroso sugiro voce comprar uma ducha eletronica de 5.500 W pois ela possui varios niveis de potencia que voce ajusta a que for mais confortável. Eu tenho uma corona 4 estações eletronica com resistencia blindada, pois alem desde recurso que mencionei, a resistencia blindada tem uma durabilidade muito grande. Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
  8. João
    Gostaria de saber se há algum tipo de chuveiro mais eficiente na transformação de energia elétrica em térmica, ou seja, que gere energia térmica gastando menos energia elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonnhy, desculpe a demora na resposta. Não existe um estudo sobre isso. O selo de eficiencia energetica do INMETRO classifica a eficiencia com relação á potencia do chuveiro, mas acho que seria muito interessante pois poderíamos comparar a eficiencia entre os diversos modelos e marcas.

      Excluir
    2. Bom dia na minha casa só tem três pessoas gostaria de saber qual é o chuveiro que consome menos energia

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. É sempre importante escolher um chuveiro bom e de qualidade para garantir um banho gostoso.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas Informações, e muito bem explicado, nunca tinha parado e analisado esses sobre o assunto. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um chuveiro Corona Space Power há 3 anos.Disseram que está fora de linha. Até aí tudo bem. Minha dúvida é ... há várias resistências ainda à venda... de 6400, 7500. Posso comprar qualquer uma (da Corona Space Power) de diversas potências. O que interfere é só na água mais ou menos quente ou há perigo de inadequação e perda do chuveiro?
    Agradeço a atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rose sim pode usar qualquer uma desde que a tensão seja 220V e caso voce opte pela de 7500W os cabos devem ser de 6mm2 e o disjuntor de 40A. Se a tensão for 127V a potencia máxima é 5500W.

      Excluir
  13. Os primeiros cálculos do consumo não estão errados? 5.500W 15 min. você colocou 165 kW/h esse cálculo é para 1 hora de uso. 5500wattsX1horaX30dias=165kW/h.
    O correto não seria 5.500watts x 15 min. ou 1/4 de hora x 30 dias = 41,25 kW/h.
    Ou eu estou errado?

    ResponderExcluir
  14. O cálculo foi feito para 4 banhos por dia!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Se ckmlararmks um chuveiro de 4400w que fica sempre no mais quente e trocarmos oor um 7500w que fica numa temperatura morna. O gasto ficara proporcional ou aumentará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola um chuveiro de 7500W na posição morno terá um consumo aproximado de 3000W. Analisando desta forma este será mais economico que um chuveiro de 4400W na temperatura máxima, porém o aquecimento da agua não será equivalente porque o aquecimento é proporional a potencia fornecida.

      Excluir
  16. Preciso saber qual chuveiro mais econômico minha casa e 110 por davof umacdica

    ResponderExcluir
  17. Preciso de uma marca de chuveiro mais econômico minha casa tem 5 pessoas e e 110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo desculpe a demora na resposta. O que determina o consumo de um chuveiro é a sua potencia quanto menor a potencia menor o consumo. Existem modelos 127V com 3200W ate onde sei é o modelo mais economico, porém se voce mora nas regiões sul e sudeste vai sofrer um pouco no inverno, a menor potencia também resulta em menor poder de aquecimento da agua.

      Excluir
  18. Ola tenho um chuveiro Lorenzetti advance 7500w.Se eu trocar por um de 6800w a economia e significativa ou não mudauita coisa .obri obri

    ResponderExcluir
  19. Ola,tenho um chuveiro advance Lorenzetti de 7500w 4 temperaturas,se eu trocar por um de 6800w de 4 temperaturas vai valer a pena ou pela diferença ser pequena e não compensa ? obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber, tenho esse advanced multitemperaturas e quero trocar por um chuveiro mais econômico e que não seja com potência mt fraca,porque qdo ta frio,uso o super quente, e a conta de luz aumenta

      Excluir