sexta-feira, 22 de maio de 2009

como ligar chuveiros?

Um erro muito comum verificado em residências é a ligação de chuveiros e torneiras elétricas com plugs e tomadas (ver fotos). Estes dispositivos não são apropriados para este uso devido as altas correntes que passam por eles. Há duas maneiras de se fazer a ligação elétrica de chuveiros:

  1. Ligação através de conectores de porcelana. Os cabos que vem do quadro de distribuição são ligados num dos lados do conector e os cabos que vem do chuveiro, são ligados no outro lado do conector. Este tipo de ligação facilita quando da necessidade de se fazer manutenções.
  2. Ligação direta. Os cabos que vem do quadro de distribuição são emendados diretamente ao cabos do chuveiro. Este tipo de ligação dificulta quando da necessidade de manutenções.


. Chuveiros e torneiras elétricas devem possuir circuito exclusivo, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam exclusivamente o chuveiro. O dimensionamento da instalação deve seguir a seguinte regra: Capacidade de condução do condutor deve ser maior que a Corrente do disjuntor que deve ser maior que corrente máxima do aparelho.
. Sempre siga a orientação dos fabricantes.

Precisa de eletricista? Ligue para mim (11) 99849-3365


NUNCA USE PLUGUES E TOMADAS NA LIGAÇÃO DE CHUVEIROS

CONECTOR DE PORCELANA

CHUVEIRO LIGADO DIRETAMENTE AO CIRCUITO

2 comentários:

  1. Boa noite, tinha um conector de porcelana, mas vivia esquentando e cheirando fumaça, resolvi estanhar as junções dos fios, deu certo, não esquentou mais!!
    Antigamente esses conectores tinham os parafusos mais grossos, abraçava melhor os fios, agora só encontro com parafusos finos, não apertam muito bem os fios!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ronaldo, infelizmente existe algumas marcas de conectores muito ruins no mercado, principalmente as de procedência chinesa, mas a sua solução é muito boa.
      Obrigado pela colaboração

      Excluir