quinta-feira, 9 de abril de 2020

Como economizar energia no isolamento social?

Olá amigos,
Com o isolamento social há uma tendencia de maior consumo de energia elétrica nas residências.
Listo abaixo uma serie de dicas de como economizar energia ficando em casa:

  • O maior vilão da conta de energia é o chuveiro elétrico. Procure tomar banhos rápidos e selecione a menor temperatura possível. Quanto maior a potência do chuveiro, maior será o consumo.
  • Procure abrir a geladeira a menor quantidade de vezes possível e guarde nela somente produtos que precisam de refrigeração como carnes, alimentos prontos ou congelados, verduras, alguns tipos de legumes e frutas. Cada item a mais fará a geladeira ficar mais tempo ligada,  Ja vi guardarem até açucar e pó de cafe. Bebidas como refrigerantes e cervejas ponha na geladeira somente perto do horário de consumo. Observe se ao redor da porta da geladeira há umidade pois isso significa que a vedação não esta boa e ha maior consumo de energia também.
  • Todos os eletrodomésticos que possuem resistência ou geram calor como microondas, airfryer, lavadoras de louça, ferros de passar, sanduicheiras, maquinas de café, secadores de cabelos e chapinhas, são ferozes consumidores de energia. Procure utiliza-los o mais racionalmente possível. Utilize mais o fogão para aquecer alimentos e liquidos, pois o gás é muito mais barato que a energia elétrica. Aquecer alimentos com o bom e velho "banho maria" é uma opção.
  • Procure utilizar o Timer dos aparelhos quando houver.
  • Não deixe ligadas luzes, televisores, computadores sem necessidade. Aparelhos em "stand by" também consomem energia, pouca, mas consomem. As lampadas LEDs são 10 vezes mais econômicas que as incandescentes e 3 a 4 vezes mais que as compactas. Em alguns ambientes, a instalação de lâmpadas com sensores de presença é uma ótima opção.
  • Acumule roupas para lavar e passar.
  • Se ocorre o desligamento continuo de disjuntores, há alguma coisa errada na instalação que pode acarretar maior consumo de energia, chame um eletricista.
  • Veja também esta postagem para descobrir se na sua residencia há fuga de corrente: como descobrir fuga de corrente.
Grafico de consumo de energia dos eletrodomesticos

Precisa de eletricista? ligue (11) 99849-3365 

Um comentário: