terça-feira, 24 de abril de 2018

O que é um transformador de tensão?

Transformador é um dispositivo elétrico utilizado para aumentar ou diminuir a tensão elétrica alternada.
Inventado em 1831 por Michael Faraday, baseia-se nos princípios do eletromagnetismo.
Composto de um núcleo de ferro e de duas bobinas chamadas de primária e secundária. 
A bobina primária é a que recebe a tensão a ser transformada e a secundária é responsável pela saída da tensão transformada.
O que determina a tensão obtida no secundário de um transformador, em função da tensão aplicada no primário deste mesmo transformador, é a relação entre o número de espiras existente nos dois enrolamentos.
Por exemplo, se no enrolamento primário de um transformador ligado em 220V existirem 10.000 espiras, a tensão obtida no enrolamento secundário de 5.000 espiras será a metade portanto 110V. Por outro lado, se o secundário possuir 20.000 espiras,a tensão será de 440V. A tensão é diretamente proporcional ao número de espiras e pode ser expressa pela seguinte fórmula:

V1 = N1
V2 = N2              

Onde:

  • N1 = número de espiras no primário.
  • N2 = número de espiras no secundário.
  • V1 = tensão no primário.
  • V2 = tensão no secundário.
esquema de um transformador

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365


3 comentários:

  1. amigo, poderia me tirar uma dúvida?
    moro em prédio antigo, rede com tensão 127v. o eletricista refez alguns circuitos internos do imóvel. a fiação do disjuntor do relógio da concessionária de energia até meu quadro ainda não foi mudado é de 4mm cabo RÍGIDO a 25 metros de distância do meu QUADRO de distribuição.
    o DISJUNTOR do relógio lá na entrada é 30A NEMA Monopolar. como troquei todos os disjuntores NEMA do QUADRO dentro de casa por DIN, e não tinha disjuntor GERAL no QUADRO, queria saber qual disjuntor GERAL eu posso colocar no meu QUADRO?
    acho q o correto seria um DIN 30A, mas pelo q pesquisei não existe, só de 32A, como faço? posso usar um DIN 32 Curva B como geral do QUADRO? pela lógica ele não desarmaria com uma sobrecarga de 31A e sim o do relógio, mas como o do relógio é NEMA 30A, duvido muito q ele vá desarmar mesmo com 32A. pelo q sempre vejo eletricistas falando NEMA só desarma com Amperagem muito acima do limite deles, tipo vejo relatos de NEMA de 30A desarmando só acima de 45A. então o q eu faço?
    a outra alternativa seria por um NEMA 30A como geral do QUADRO distribuindo para os DINs dos circuitos, mas um NEMA no quadro duvido muito q desarme com 30A apenas.
    e ai, o q faço? me da uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moura a definição do disjuntor geral é em função da corrente geral que se obtem fazendo o levantamento das cargas da residencia e das bitolas do cabos utilizados.

      Excluir
  2. COMO MONTAR O SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR

    INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR DE ALTA PERFORMANCE. Veja como aproveitar o melhor momento do setor de ENERGIA SOLAR para MONTAR O SEU NEGÓCIO. O mais completo curso de capacitação e você ainda fará parte da NOSSA REDE DE PARCEIROS. Acesse:

    http://EnergiaSolarCafe.gr8.com/

    ResponderExcluir