quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Tipos de Motores Elétricos

Motor Elétrico é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores. É utilizado em brinquedos, eletrodomésticos, automóveis, ferramentas elétricas, eletro-eletrônicos, diversos tipos de máquinas tais como prensas, tornos, fresas, injetoras e etc, aviação, navegação e também em drones.
Quanto ao conceito construtivo, os motores se classificam em:
  • Síncrono - funciona com velocidade constante; utiliza-se de um induzido que possui um campo constante pré-definido e, com isso, aumenta a resposta ao processo de arraste criado pelo campo girante. É geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargas variáveis. Também pode ser utilizado quando se requer grande potência, com torque constante. Exemplos de utilização: motores para brinquedos e ferramentas elétricas.
  • Assíncrono - funciona normalmente com velocidade estável, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática. Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência. Exemplos de utilização: Motores para máquinas tais como prensas, tornos, injetoras como tambem em esteiras e escadas rolantes, dispositivos de transporte e bombas.
Quanto ao tipo de tensão utilizada, são classificados em:
  • Corrente Contínua (DC) - O motores de corrente contínua precisam de uma fonte de corrente contínua, neste caso pode ser necessário utilizar um circuito retificador para converter a corrente alternada, corrente fornecida pela concessionária de energia elétrica, para corrente contínua. Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser contínua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrônicos.
  • Corrente Alternadas (AC) - Os motores de corrente alternada são os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada.Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicada em polos defasados fisicamente de 120º. Dessa forma, como as correntes são defasadas 120º elétricos, em cada instante, um par de polos possui o campo de maior intensidade, cuja associação vetorial possui o mesmo efeito de um campo girante que se desloca ao longo do perímetro do estator e que também varia no tempo.
Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Motor Assíncrono

Motor Síncrono

Um comentário: