sábado, 12 de agosto de 2017

Porque chuveiro precisa de disjuntor?

Os chuveiros devido as suas altas potencias, entre 4500 e 7800W, precisam de circuitos e disjuntores exclusivos, isto é, dever haver um trio de cabos exclusivos, (fase+fase+terra para 220V ou fase+neutro+terra para 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam exclusivamente o chuveiro. No quadro de distribuição também deve haver 1 disjuntor, monopolar para circuito 127V ou bipolar para circuito 220V, exclusivo para o chuveiro. Esta necessidade visa a proteção dos circuitos elétricos como também do próprio chuveiro. Em caso de um curto circuito no chuveiro haverá  somente o desligamento deste, preservando todo o resto da casa com energia.
Veja na figura o esquema simplificado da ligação do chuveiro.
Obs: o fio terra tem a finalidade de proteger os usuários de choques elétricos. Sua ausência não impede o funcionamento do chuveiro.
Veja também esta postagem sobre chuveiros: o fio certo para o chuveiro

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365
Esquema de ligação para chuveiros 220V

Esquema de ligação para chuveiros 127V

Esquema de ligação para chuveiro 220V com disjuntor e Dr (disjuntor diferencial)

2 comentários:

  1. Sou de Pernambuco e aqui trabalhando com fase e neutro e terra, e o que faço é ligar em 220 ,esse mesmo chuveiro posso ligar em duas fase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola desculpe a demora pra responder. Pelo que entendi, ai na sua região é 220V monofasico, e voce quer ligar em 220 bifasico correto? Se for isso, voce pode ligar sim. O importante é respeitar a tensão do chuveiro.

      Excluir