quarta-feira, 15 de março de 2017

O que é potência elétrica?

Podemos dizer que a potência elétrica é "a capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um trabalho por unidade de tempo". Trocando em miúdos, todo equipamento elétrico necessita de energia para funcionar. Ao receber energia estes aparelhos transformam-na em outro tipo de energia. Um motor elétrico transforma energia elétrica em energia mecânica (movimento). Um chuveiro transforma energia elétrica em energia térmica (calor).
Quanto maior a energia transformada em um intervalo de tempo, maior é sua potência.
Sua unidade mais usual é o Watt(W). 
Sua expressão mais comumente utilizada é:

P= VxI
P= potência
V= tensão
I= intensidade de corrente elétrica

A potência elétrica é que define o consumo de energia de um aparelho. Quanto maior a potência maior o consumo de energia. De modo geral os aparelhos de maior potencia como chuveiros e aquecedores elétricos são fabricados para trabalhar em 220V, não porque são mais econômicos e sim para que haja economia em sua instalação. Por exemplo:

Chuveiro de 5500W em 127V, tem uma corrente elétrica de 43,3A (Amperes). Neste caso há necessidade de ser instalado com um cabo de 10mm² e disjuntor de 50A.

Chuveiro de 5500W em 220V, tem uma corrente elétrica de 25A. Neste caso há necessidade de ser instalado com um cabo de 4mm² e disjuntor de 30A.

Em ambos os casos, o consumo de energia será igual  porém, no caso do chuveiro em 220V sua instalação será mais barata, pois o cabo de 4 mm² é mais barato que o de 10mm², assim também como o disjuntor.

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Nenhum comentário:

Postar um comentário