sábado, 12 de novembro de 2016

Chuveiro mais potente, sai mais água?

Não necessariamente. São dois os fatores que influenciam na quantidade de água que sai do chuveiro:


  1. Concepção construtiva. Existem os modelos ducha e chuveiro.
  • Ducha: possui espalhador menor e jato direcionado. São os modelos de menor vazão, porém há diferenças entre os diversos modelos, alguns com maior outros com menor vazão (ver foto 1).
  • Chuveiro: possui espalhador maior com jato mais abrangente, também há grande variedade de modelos. Exitem os modelos chamados ombro a ombro em que o jato abrange toda a largura corporal (ver foto 2).
Atenção: A designação ducha e chuveiro pode confundir no momento da compra pois os fabricantes possuem modelos em que há fusão destas características. Há também modelos que são anunciados como duchas, mas possuem características exclusivas de chuveiros.

   2. Pressão da água. Este talvez seja o fator mais importante. Independente do modelo, a pressão da água é o fator que mais influencia na vazão do chuveiro. A pressão é medida em M.C.A (metros de coluna de água), que é a diferença de altura entre o chuveiro e a caixa d'agua (ver foto 3). Quanto maior for a diferença maior será a pressão. De modo geral os modelos nacionais são fabricados para trabalharem com uma pressão de 3 a 10 M.C.A. 
Quando a altura não é suficiente pode-se valer do uso de pressurizadores,  que acoplados ao chuveiro aumentam a pressão e consequentemente a vazão de água (ver foto 4).

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365


Modelo de ducha

Chuveiro modelo ombro a ombro

2 M.C.A


Chuveiro com pressurizador

Nenhum comentário:

Postar um comentário