terça-feira, 29 de março de 2016

Como reduzir o consumo de energia?

Nunca foi tão necessário economizar energia, primeiramente para preservar os reservatórios de água e também devido aos elevados preços cobrados por ela. Descrevo abaixo dicas que vão ajudar voce a economizar energia.
  1. Chuveiro: Representa aprox. 26% do consumo - evite banhos demorados, sempre que possível selecione as temperaturas mais baixas. Duchas eletrônicas são mais econômicas, quando comparadas a duchas convencionais de mesma potencia, porque possuem vários níveis de potencia que voce pode ajustar a que for mais confortável. Adquira chuveiros com potencias mais baixas. A potencia mais baixa encontrada nas lojas é de 5.500 W. Veja tambem esta postagem sobre chuveiros: Qual o chuveiro mais economico?
  2. Geladeira: Representa aprox. 22% do consumo - Coloque a geladeira em locais ventilados, com boa distancia da parede, forno ou outros eletrodomésticos que geram calor. Não forre as prateleiras internas, evite o abre e fecha constante e não coloque alimentos quentes. Verifique a vedação das portas, o "suor" na parte de fora da geladeira indica vedações desgastadas. Nunca use a parte de traz para secar roupas, tenis e etc. No inverno regule o termostato para temperaturas não muito frias.
  3. Iluminação: Representa aprox. 19% do consumo - Utilize lampadas com potencia de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente. Aproveite ao máximo a iluminação natural. Ao sair do ambiente apague as luzes e quando possível utilize sensores de presença e de luz que só acendem ao anoitecer. Substitua lampadas incandescentes ou fluorescentes convencionais por LED. Veja também esta postagem sobre equivalência de lampadas: tabela de equivalencia de lâmpadas
  4. Aparelhos de ar condicionado: Representa aprox. 11% do consumo. Dimensione o aparelho de acordo com o tamanho do ambiente. Mantenha portas e janelas fechadas. Limpe os filtros periodicamente. Quando disponível utilize o timer do aparelho. Ajuste o termostato para evitar o excesso de frio.
  5. Fuga de corrente: É o consumo de energia mesmo com os aparelhos desligados. Veja esta postagem como descobrir se ha fuga de corrente: fuga de corrente
  6. Outras dicas: Não deixe fios desencapados ou mau emendados. Utilize cabos de acordo com a potencia dos aparelhos, principalmente chuveiros, aquecedores e torneiras elétricas. Ao se ausentar por longos períodos esvazie a geladeira e desligue a chave geral. Ao adquirir aparelhos novos, de preferencia aos possuem o selo Procel.
Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Nenhum comentário:

Postar um comentário