terça-feira, 23 de junho de 2015

O que é queda de tensão?

Queda de tensão é um fenômeno que ocorre nos circuitos elétricos onde há momentaneamente uma redução da tensão, isto é, num circuito 127 volts a tensão se reduz para 100 ou menos volts e em circuitos 220 volts a tensão se reduz para 200 ou menos volts. As concessionárias de energia consideram aceitável uma queda de até 5%. Há duas situações onde ocorre a queda de tensão:


  1. Ao percorrer grandes distancias como em linhas de transmissão de energia, pois o próprio cabo que a transmite possui resistência elétrica e esta faz a tensão se reduzir gradativamente. Neste caso nós não sentimos os efeitos pois nos pontos de distribuição existem transformadores que corrigem esta queda.
  2. Nos circuitos residenciais, comerciais e industriais pode ocorrer a queda de tensão quando estão instalados num mesmo circuito uma carga maior que a capacidade deste, isto é, a soma das potencias dos aparelhos é maior que a capacidade do cabo que os alimenta. A ocorrência mais comum é quando ligamos o chuveiro, microondas ou ferro de passar e a luz pisca, isso ocorre porque o circuito esta mau dimensionado, provavelmente o aparelho esta ligado no circuito da iluminação.  De acordo com NBR 5410 o circuito da iluminação de ser totalmente independente dos outros circuitos. Num circuito corretamente dimensionado podemos ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo e não causar a queda de tensão nem tão pouco desarmar disjuntores ou queimar fusíveis.
Veja também esta postagens relacionadas ao assunto:

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

9 comentários:

  1. Obrigado pela contribuição da matéria. Coloquei no meus favoritos

    ResponderExcluir
  2. Acho que faltoyfaltou as consequências do circuito mal planejado, se queima aparelhos, se causa incêndio, se derrete a fiação. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do site, me trouxe informações muito úteis. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do site, me trouxe informações muito úteis. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do site, me trouxe informações muito úteis. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Informações de elevado grau de conhecimento, posetivo

    ResponderExcluir