sábado, 28 de fevereiro de 2015

Como economizar energia

Mais do que nunca se torna necessário economizarmos energia elétrica. Nestes anos de experiência pude presenciar varios casos de desperdícios seja devido a instalações inadequadas como também no uso incorretos de equipamentos. Descrevo abaixo varias dicas de como economizar energia elétrica.

  1. O grande vilão do consumo residencial é o chuveiro, responsável por aproximadamente 35% dos gastos com energia. Recomendo o uso de chuveiros ou duchas eletrônicas porque neles é possível ajustar facilmente a temperatura, inclusive durante o banho sem a necessidade de desligar. Um fator que traz bastante economia é a possibilidade de ajustar em temperaturas intermediárias entre o frio e o morno ou entre o morno e o quente, o que não é possível nos chuveiros convencionais onde se tem apenas as opções frio, morno e quente. Outra fonte de perda de energia é a instalação inadequada dos chuveiros utilizando cabos incompatíveis com a potência causando perdas por aquecimento dos cabos. Veja esta postagem sobre instalação de chuveiros: O fio certo para o chuveiro e esta sobre chuveiros econômicos:Qual o chuveiro mais econômico?
  2. A geladeira é outro item de grande consumo. A borracha da porta com o passar do tempo fica ressecada reduzindo a vedação causando perda de temperatura fazendo o motor ligar com maior frequência. Um sinal deste defeito é a presença de "suor" nas laterais próximo a porta, neste caso é necessário substituir a vedação.  Uma outra dica é aumentar a temperatura da geladeira no inverno quando não é necessário manter os alimentos muito gelados, isto fará com que o motor ligue em intervalos maiores reduzindo o consumo de energia.
  3. Ao utilizar ferro de passar roupas, procure passar a maior quantidade roupas possível pois assim economiza-se porque não há o aquecimento do ferro varias vezes.
  4. Ao lavar roupas ou louça, procure usar toda a capacidade da maquina.
  5. Substitua as lâmpadas incandescentes por compacta ou Led pois estas são muito mais economicas. Veja esta postagem sobre consumo de lâmpadas: Quanto consome uma lâmpada?
  6. Verifique se não há fuga de corrente na instalação de sua residência. A fuga de corrente é o consumo de energia mesmo quando todos os aparelhos e lâmpadas estão desligado. Veja esta postagem sobre como verificar se há fuga de corrente: fuga de corrente.
Precisa de serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Um comentário: