domingo, 13 de julho de 2014

Porque ao ligar o chuveiro desliga o disjuntor?

Ha três causas:
 1º -  Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente, isto ocorre porque ha algum curto circuito e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento e um cabo de cobre está em contato com o outro. Neste caso é preciso identificar o local onde ocorreu o derretimento que na maioria dos casos é próximo ao chuveiro, cortar o pedaço derretido e religar novamente o circuito. Para que não ocorra novamente verifique se os cabos estão compatíveis com a potencia do chuveiro.

2º -  Após algum tempo utilizando o chuveiro o disjuntor desarma, isto ocorre porque o disjuntor que é termomagnético, isto é, é acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas esta ligado em cabos de 4 mm², neste caso o chuveiro vai funcionar mas os cabos começarão a aquecer podendo desligar o disjuntor.
Veja também esta postagem sobre ligação de chuveiros: o fio certo para o chuveiro

3º - O disjuntor desarma quando se esta utilizando o chuveiro e liga-se também um outro aparelho como microondas ou ferro de passar. Isto ocorre porque ha o compartilhamento do circuito, isto é, os dois aparelhos estão no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a capacidade do disjuntor fazendo este desarmar. Neste caso é necessário instalar um circuito exclusivo para o chuveiro, isto é, dever haver um par de cabos que saem do quadro de distribuição e alimentam somente o chuveiro.
Veja também esta postagem sobre quadros de distribuição: quadro-de-distribuicao.html

Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, torneiras eletricas, aquecedores e ventiladores na lojadochuveiro.com.br

56 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu disjuntor desarma e cai a energia qndo estou tomando banho oq pode ser ??

      Excluir
  2. Então meu disjuntor cai após eu desligar o chuveiro o que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Então meu disjuntor cai após eu desligar o chuveiro o que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Meu disjuntor desarma toda vez que alguém liga o chuveiro ou desliga e ate Mesmo quando o chuveiro esta na posição de agua fria...o que deve ser? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito estranho pelo fato de que o disjuntor desarma mesmo na posição de agua fria, pois nesta posição não ha nenhuma circulação de corrente pelo chuveiro, acredito que o problema esta em outro circuito ou aparelho. Desligamento de disjuntores normalmente acontecem ao ligar aparelhos de maior potencia como os proprios chuveiros, ferros de passar, microondas secadoras e etc. tente verificar se o desligamento não esta associado a um destes aparelhos, sem ser o chuveiro.

      Excluir
    2. Toda que vez que eu ligo o chuveiro meu estabilizador desliga sendo que tem TV ligado nele entre outras coisas pq isso ocorre ??? Alguém pode me ajudar

      Excluir
  5. Meu disjuntor desarma toda vez que alguém liga o chuveiro ou desliga e ate Mesmo quando o chuveiro esta na posição de agua fria...o que deve ser? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joan, desculpe a demora na resposta, este disjuntor é um DR?

      Excluir
  6. O disjuntor dispara quando liga-se o chuveiro, mesmo estando todos os outros aparelhos desligados, e não houve nenhum tipo de derretimento de fios. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder preciso de algumas informaçoes. O mesmo chuveiro funcionava normalmente e de repente começou a apresentar este defeito? Houve algum evento eletrico mesmo em outros eletrodomesticos e a partir dai começou a desligar o disjuntor do chuveiro?

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema e respondendo a João Carlos, isso ocorre desde que o chuveiro foi instalado e não houve nenhum evento com os outros eletrodomésticos. Ajude-me

      Excluir
  7. Olá, boa tarde.
    Estou com um problema, que quando ligo o chuveiro,passa um tempinho de de uns8 minutos o disjuntor geral de 50A desarma,mas o do próprio chuveiro de 32A não desarma.
    E antes de desarmar as lâmpadas começam a piscar.
    Fiz a medição com alicate amperímetro e a corrente não passava de 25A,mas também percebi que o fio que vem do relógio está aquecendo um pouco,será que pd ser ele? Será que a Eletropaulo deixou mal apertado?
    Pois esse circuito é novo,foi feito em pouco tempo.
    Por favor me ajudem.
    Obrigado.
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou exatamente com o mesmo problema. Aguardo uma resposta
      att

      Excluir
    2. Thiago desculpe a demora na resposta. Seu raciocinio esta certo, primeiro verifique se os cabos estão bem apertados nas entradas e nas saidas dos disjuntores. Uma outra possível causa seria que a somatoria das cargas quando o chuveiro esta ligado, isto é, a corrente do chuveiro e dos demais circuitos da casa, é maior que a capacidade de condução de corrente dos cabos de entrada que então aquecem e desarmam o disjuntor, por isso que o disjuntor do proprio chuveiro não desarma. De acordo com NR 5410 os cabos de entrada que vão do medidor de energia até o quadro de distribuição, devem ser de 10mm².

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema, moro em apartamento, e está caindo o disjuntor geral que fica na caixa do prédio de 50A e o meu disjuntor do chuveiro que também recebe o cabo principal de 40A não desarma, já troquei o chuveiro, apertei os fios das ligações, porém continua caindo, pode ser algum problema no disjuntor?

      Excluir
    4. Andre pode haver duas causas. 1ª como é o disjuntor geral pode ser que a somatoria das cargas, isto é, a soma das potencias do chuveiro+iluminação+eletromesticos ultrapasse a capacidade do disjuntor. Neste caso, precisa fazer um levantamento das cargas para verificar se a fiação e o disjuntor estão compativeis e se necessario corrigir. 2ª Pode estar ocorrendo a má distribuição das cargas 127V entre as fases. As residencias, de modo geral, são alimentadas por padrão de entrada bifasico que são 2 fases + 1 neutro. Todo circuito 127V é composto de 1 fase + 1 neutro, para não ocorrer a sobrecarga de uma das fases é feita a distribuição, isto é, parte dos circuitos 127v são ligados numa fase e parte em outra. Neste caso é necessario que um eletricista portando um alicate amperímetro meça a corrente das fases para verificar como estão balanceadas, caso não esteja, ele pode mudar 1 ou alguns circuitos de fase para balancear.

      Excluir
  8. olá, quando ligo o chuveiro não esquenta e fica sem energia no cabo, mas o disjuntor não cai e continua com energia no mesmo, mas não no chuveiro...

    ResponderExcluir
  9. olá, quando ligo o chuveiro não esquenta e fica sem energia no cabo, mas o disjuntor não cai e continua com energia no mesmo, mas não no chuveiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, pelo que voce descreveu, pode ser duas causas. Ou ha uma interrupção entre o disjuntor e o chuveiro ou o disjuntor esta com defeito.

      Excluir
  10. Ola..joao carlos..um quadro com 4 medidor,relogio analogica 3 anos de uso..quando duas casas ligam o chuveiro desliga o quadro geral.o que pode ser ? chamo um eletricista ou a eletropaulo.e na outra casa o disjuntor fica desligando sozinho sem estar ligado o chuveiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, na 1ª situação pode haver duas causas, ou é porque a corrente do dois chuveiros é maior que a corrente do disjuntor por isso ele desarma, ou porque os cabos que alimentam um ou os dois chuveiros não é compativel com a potencial do chuveiro causando sobrecarga e fazendo o disjuntor desarmar. Seja qual for o caso deve chamar um eletricista pois é quase certeza que o problema esta na instalação interna da residencia. Se a instalação for bem dimensionada pode ligar os chuveiros das 4 casas aos mesmo tempo.

      Excluir
  11. Obriado pela explicaçao ..assim farei

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, quando ligo meu chuveiro o dijuntor desarma. as vezes fica ligado ate a agua esquentar quando esquenta ele desliga. Faz 3 meses que usamos e nunca aconteceu isso agora acontece toda vez q liga.O q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não acontecia antes pode ser que esteja com mau contato. Verifique o aperto dos cabos no disjuntor e na emenda com os cabos do chuveiro verifique também se as pontas dos cabos não estão carbonizados, se estiver corte a parte carbonizadas e reaperte. Verifique também se o disjuntor é compatível com a potência do chuveiro. Me responda se conseguiu resolver

      Excluir
    2. Como não acontecia antes pode ser que esteja com mau contato. Verifique o aperto dos cabos no disjuntor e na emenda com os cabos do chuveiro verifique também se as pontas dos cabos não estão carbonizados, se estiver corte a parte carbonizadas e reaperte. Verifique também se o disjuntor é compatível com a potência do chuveiro. Me responda se conseguiu resolver

      Excluir
  13. Eu esto com raiva do meu dijuntor toda hora desarma AGURDANDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  14. Eu esto com raiva do meu dijuntor toda hora desarma AGURDANDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kephra, com raiva do disjuntor é boa kkkkk. O desarme do disjuntor pode estar ocorrendo pelos seguintes motivos:A corrente que esta passando pelo disjuntor é maior que a capacidade dele. Para verificar isso, veja nele qual a capacidade, veja qual a potencia dos aparelhos neste circuito, some todas elas e divida pela tensão. Por exemplo a potencia é 5000W e a tensão é 220V. 5000 dividido por 220 é = a 23A então o disujntor deve ter capacidade maior que 23 A. Uma outra causa é que o fio que alimenta o circuito não é compativel com a potencia instalada. e por ultimo pode haver algum mau contato nas extremidades dos cabos, seja no disjuntor ou na ligação com o aparelho ou ate mesmo em alguma emenda. Espero ter ajudado

      Excluir
  15. Mesmo na água fria o disjuntor desarma (DR) e cai a energia toda da casa, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, o Dr desarma porque detecta fuga de corrente em algum ponto da instalação. A fuga pode ocorrer porque o chuveiro não é compativel com o Dr, ha alguma emenda da fiação mau feita, ou algum problema em algum eletrodomestico.

      Excluir
  16. ola meu disjuntor desarma depois de um tempo com chuveiro ligado porem não desarma o disjuntor da caixa de distribuição e sim o geral do padrão de energia oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmar, pode esta acontecendo duas coisas:
      1º - Verifique se os cabos estão bem apertados nas entradas e saidas dos disjuntores. As vezes pode haver algum fio mau apertado e isso faz com que ele esquente desarmando o disjuntor. Isso supondo que todos os cabos estão dimensionados corretamente.
      2º - Com esta desarmando o disjuntor de entrada, pode ser que a soma das cargas de toda a casa, isto é, a potencia do chuveiro mais a potencia dos outros eletrodomesticos, Tv, geladeira, luzes e etc esta ultrapassando a capacidade de condução de corrente do cabo de entrada ou do disjuntor de entrada. Como vc mencionou que desarma depois de um tempo com o chuveiro ligado, é mais provavel que esta ultrapassando a capacidade de corrente do cabo de entrada, pois ele vai esquentando ate um ponto que cause o desligamento do disjuntor. Aconselho vc procurar um profissional para fazer o levantamento das cargas para dimensionar corretamente os cabos de entrada e o disjuntor.

      Espero ter ajudado e boa sorte

      Excluir
  17. ola tenho um disjuntor para cada comodo da minha casa e um especificamente para o chuveiro sendo que este desarma toda hora sem nem mesmo ligar o chuveiro, so de encostar o dedo ele desliga acho que pode ser a mola, pois ele nunca deu outro problema os outrs disjuntores estao totalmente normais
    o que pode ser? chuveiro de 5500w 50A e 127v disjuntor de 50A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick se existe um circuito exclusivo para o chuveiro, é bem provavel que o disjuntor esteja com defeito devendo ser substituido.

      Excluir
  18. Emerson, quanto ao desarmar do disjuntor pode ser duas causas. 1ª - Como esta desarmando o disjuntor de entrada pode ser que a carga instalada, isto é, a soma das potencias de tudo que a casa possui, iluminação, eletrodomesticos e mais o chuveiro é maior que a capacidade de condução dos cabos de entrada. Neste caso pode ser preciso substituir os cabos do medidor de energia ate o quadro de distribuição. 2ª pode estar ocorrendo um desbalanceamento das cargas entre as fases, isto é, há mais carga carregada numa fase do que na outra fazendo o disjuntir desarmar. Neste caso é preciso verificar se é possivel transferir parte da carga para a outra fase, tirando um dos fios de um dos disjuntores e passando para outro que esteja ligado em outra fase. Em ambos os casos aconselho voce procurar um profissional qualificado para verificar a instalação. Quanto a lampada piscando é provável que a fase esteja ligada diretamente à lampada, principalmente se ela for do tipo compacta. O correto é a fase ser ligada ao interruptor e o neutro ligado diretamente na lampada.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia eu coloquei um chuveiro em casa de 6400w meu djuntor geral é de 50 Ampére e o do chuveiro e de 40 ele desliga depois de um tempo ligado uns 3 minutos e quando ele está prestes a desligar as luzes se apagam e o djuntor de 50 e notei que o fio que sai o djuntor de 50 está derretendo troquei o chuveiro por um de 5400w e ele continua desligando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o fio esta esquentando porque a espessura do fio não é suficiente para a corrente que esta passando. Voce precisa substituir os fios por de maior bitola. Do medidor de energia para o quadro de distribuição deve ser de 10mm², para um chuveiro de 6400W deve ter um circuito exlusivo dele, isto é, deve ter um trio (fase+fase+terra) de fios que saem do quadro de distribuição e alimentam somente o chuveiro e deve ser de no minimo 4mm². Veja se os fios estão bem apertados no disjuntor e na emendas.

      Excluir
  20. Eu escolhi um chuveiro bom...Caro mais muito bom para não ocorrer esse tipo de problema

    ResponderExcluir
  21. Meu chuveiro funciona normalmente no inverno e verão mas se tento um banho gelado (neutro) o DR (disjuntor geral) cai na hora. Proprietário sugeriu trocar chuveiro e nem quis saber. O que pode ser? Muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, nem todos os modelos de duchas e chuveiros são compatíveis com Dr's, verifique se o seu modelo é compativel.

      Excluir
  22. Como eu posso saber se o DR e compatível com o chuveiro tou com problemas com o chuveiro na hr q liga o DR dispara

    ResponderExcluir
  23. Como eu posso saber se o DR e compatível com o chuveiro tou com problemas com o chuveiro na hr q liga o DR dispara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá voce deve verificar se o chuveiro é compativel com o Dr. Veja no site do fabricante. Se não for compativel o Dr ficará desarmando

      Excluir
  24. Moro em um apartamento e quando ligo o chuveiro tomo banho e depois de uma hora o disjuntor geral do apartamento cai e o de dentro do apartamento não cai o que pode ser

    ResponderExcluir
  25. Edilson

    Meu problema é mesmo do Altivo Pereira, o disjuntor do chuveiro não desarma, o do padrão da rua é que desarma, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilson pode ser duas causas. a soma das cargas (tv,geladeira, iluminação e chuveiro) no momento que o chuveiro é ligado ultrapassa a corrente do disjuntor. Pode ser também que os cabos de entrada não suportam a corrente e por isso desarma só o disjuntor de entrada.

      Excluir
  26. Olá João. Minha duvida é: Desliguei todos os disjuntores do apartamento para trocar a resistência do chuveiro. Agora quando tento ligar todos novamento, o disjuntor geral cai sempre que ligo o das tomadas.

    O que pode ser e o que posso fazer para resolver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo como vc mencionou que trocou a resistencia do chuveiro tente primeiramente soltar os fios do chuveiro do circuito, ali perto do chuveiro mesmo para verificar se o problema esta no proprio. Se o problema persistir primeiro retire da tomada todos os aparelhos, retire gradualmente, isto é, um por um e verifique se o disjuntor continua caindo. Se o problema persistir apos ter retirado todos os aparelhos então o problema esta no circuito. Estão abra as tomadas e verifique não não há nenhuma em curto circuito. Atenção cuidado, se voce não tem conhecimentos mínimos de eletricidade não realize esta ultima parte.

      Excluir
  27. Boa noite, comprei um chuveiro novo, tirei o antigo e instalei da mesma forma, religuei o disjuntor e ao abrir o chuveiro, mesmo na posição de frio, o disjuntor geral desarma, o engraçado que o chuveiro antigo era mais potente...o q deve ser?
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite. Márcio quando eu estou tomando banho o disjuntor desarma o problema pode estar no chuveiro não .meu disjuntor e de 30amper

    ResponderExcluir
  29. Não depois de um tempo o chuveiro dispara e a tomada para de funcionar o que será agradeço a resposta

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, meu chuveiro é compatível com DR, tudo certinho, porém as vezes tomamos banho normal e o Disjuntor não desarma e as vezes assim que ligamos o chuveiro Ao disjuntor já cai, sempre nas mesmas situações, sem nenhum eletro ligado nem nada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde o meu chuveiro tomei banho nele normal logo em seguida meu marido entrou tava esquentando normal mais de repente esfriou o chuveiro do nada.E agora liga o chuveiro e o disjuntor já cai na hora o que pode ser.

    ResponderExcluir
  32. Ola João. Qdo meu micro-ondas está ligado, se eu ligar a tirneira eletrica que já não esquenta como devia, o micro diminue a intensidade. Fica mais lento. Peço sua ajuda. Abração

    ResponderExcluir