terça-feira, 6 de maio de 2014

Por que a lâmpada pisca ao ligar o chuveiro?

A lâmpada pisca porque não há o correto dimensionamento dos circuitos elétricos. Aparelhos de alta potência como chuveiros, microondas, maquinas de lavar, condicionadores de ar ao serem ligados, geram  uma rápida queda de tensão e quando as lâmpadas estão no mesmo circuito sofrem esta queda e piscam.
     O que pode ocorrer neste caso? A redução da vida útil das lâmpadas e equipamentos e aumento no consumo de energia devido as perdas por aquecimento dos cabos.  A NBR 5410 determina que deve haver um circuito exclusivo para iluminação e outro para chuveiros, torneiras elétricas, condicionadores de ar devido as altas potências. O que é um circuito exclusivo? Devem haver tres cabos (fase + fase + terra para circuitos 220V ou fase + neutro + terra para circuitos 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam somente determinado equipamento.
O que fazer para resolver o problema? Na maioria dos casos basta instalar um circuito exclusivo para o chuveiro ou o equipamento que esta causando a queda de tensão ou instalar circuito exclusivo para a iluminação. Em alguns casos é necessário refazer toda a instalação.
Veja também esta postagem sobre quadros de distribuição: Quadros de distribuição

Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores e ventiladores na lojadochuveiro.com.br

Atenção: para qualquer reparo elétrico chame um profissional qualificado.
Para serviços elétricos ligue: (11) 2673 2334 ou 99849 3365
Exemplo de circuito exclusivo para chuveiro

Exemplo de circuito exclusivo para iluminação

Exemplo de circuito exclusivo para tomadas de uso geral (TUG)

64 comentários:

  1. João Carlos, boa noite.

    Um curiosidade, uma pergunta: posso ligar uma lâmpada aos contatos do chuveiro para que a mesma acenda ao ligar o registro do chuveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é aconselhável, pois voce terá que mexer na estrutura do chuveiro o que pode comprometer o funcionamento além de ser perigoso. Com que finalidade voce pretende fazer isso?

      Excluir
    2. João Carlos, a finalidade seria para que ao ligar o chuveiro, houvesse "claridade" com pouca luz no box do banheiro, pois deixo a lâmpada principal apagada. Geralmente tomo banho, já quase na hora de dormir e às vezes até com os olhos ardendo de sono. Por isso prefiro pouca luz no banheiro para não "espalhar" meu sono. Grato pela atenção.

      Excluir
    3. Mauricio, voce poderia colocar um sensor de presença com fotocelula no box ligado na fiação do chuveiro acionando uma lampada de baixa potencia. A lampada deve estar protegida da umidade. O sensor de presença com fotocelula so aciona na ausencia de luz, isto é, durante o dia ele não liga a lampada.

      Excluir
  2. Muito bom esse blog, mesmo sendo pequeno me ajuda na maioria da vezes!
    Um dos melhores blogs de dica em eletrecidade

    ResponderExcluir
  3. Quando ligo o ar a luz da uma caida isto e normal ou estou correndo algum risco.
    Por favor tire a minha dúvida.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington não é normal, pois provavelmente o circuito do ar e da iluminação são os mesmos. Não ha risco serio, o que pode ocorrer é a redução da vida util das lampadas ou outro aparelho que esteja ligado neste circuito.

      Excluir
  4. Quando ligo o ar a luz da uma caida isto e normal ou estou correndo algum risco.
    Por favor tire a minha dúvida.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ola, quando desligo todas a luzes da casa pra dormir acontece das lampadas de tempo em tempo dar uma piscada rapida. Tenho led na sala e quando eu ligo o chuveiro ele comeca a piscar rapido. Alguem podw me dizer o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indução, circuito do chuveiro passa perto da lâmpada de led

      Excluir
    2. Muitos Eletricistas ligam
      A Fase na lâmpada e o Neutro no interruptor errado....
      Por isso da estas piscadas as vezes
      Fase sempre no interruptor e neutro na lâmpada

      Excluir
  6. Ola, quando desligo todas a luzes da casa pra dormir acontece das lampadas de tempo em tempo dar uma piscada rapida. Tenho led na sala e quando eu ligo o chuveiro ele comeca a piscar rapido. Alguem podw me dizer o que pode ser

    ResponderExcluir
  7. Instalei uma lâmpada na mesma fase e bem próxima a uma bomba d'água, e a mesma apaga quando a bomba arma, a dúvida é porquê as outras lâmpadas dimensionadas na mesma fase não apagam ?

    ResponderExcluir
  8. Instalei uma lâmpada na mesma fase e bem próxima a uma bomba d'água, e a mesma apaga quando a bomba arma, a dúvida é porquê as outras lâmpadas dimensionadas na mesma fase não apagam e porquê isso acontece? Diego.sdasilva@yahoo.com.br
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  9. Instalei uma lâmpada na mesma fase e bem próxima a uma bomba d'água, e a mesma apaga quando a bomba arma, a dúvida é porquê as outras lâmpadas dimensionadas na mesma fase não apagam e porquê isso acontece? Diego.sdasilva@yahoo.com.br
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, A luz da minha casa fica piscando de vez em quando normalmente, e sempre quando o micro ondas, o chuveiro ou a torneira elétrica está ligada, também já tive problemas com o meu micro por conta das quedas de energia, esses dias a torneira parou de funcionar e depois voltou, e ontem a geladeira também parou deu uns estralos e depos voltou a funcionar.
    não sei o que pode estar acontecendo, pois fiz a parte elétrica inteira a menos de um ano, e fiz 4 distribuições de energia, 1 pra torneira e pro chuveiro, 1 pro ar-condicionado, 1 para todas as tomadas restantes da casa e outra só para as lâmpadas. e mesmo assim estou tendo problemas.
    aqui em casa é mono fase, e no caso o neutro eu só fiz uma rede mestre e fui puxando para a casa toda.
    Ano passado quando fiz a parte elétrica queria ter dimensionado melhor e acrescentado mais alguns disjuntores, mas só cabe 4 no meu painel.
    suspeito que seja algo com o neutro, ou o cabo que vem do poste é fraco, pois até chegar na laje da minha casa é fio 16mm e um pedaço de 5 metros até a caixa de distribuição emendei com fio10mm.

    se alguém poder me ajudar, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demanda de carga instalada está errada, provavelmente, pede pra.concessionaria de energia aumentar

      Excluir
  11. Bom dia. A lâmpada do meu banheiro está pescando sem parar quando ligo o chuveiro. E o mesmo não está esquentando como antes. Mesmo no modo inverno. Fica com a temperatura bem morna. Assim que fecho o registro e pára de cair água do chuveiro, a lamapada pára de piscar. O que será que está ocorrendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é bem provavel que esteja ocorrendo o compartilhamento do circuito da iluminação com o chuveiro, isto é, uma das fases do chuveiro também alimenta o circuito da iluminação. Deve haver um circuito exclusivo para chuveiro que sai do quadro de distribuição e alimenta somente o chuveiro assim como mostrado na 1ª imagem. Outra provavel causa e que os cabos de alimentação que vem do medidor de energia e vão ate o quadro de distribuição não estejam dimensionados corretamente. Estes deve ser de no minimo 10mm².

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, sendo que meu chuveiro está independente, com aproximadamente 4 metros de fio 4mm e disjuntor de 32A. As luzes que piscam são a do banheiro e da cozinha, cujas são de led de 6w, com disjuntor independente para as lampadas de 3 comodos pequenos (cozinha, banheiro e área) de 10A e fio 2,5mm. Isso acontece esporadicamente, mas acontece, como hoje. A instalação é nova e nas luminárias com duas lampadas, apenas uma pisca e muito raramente as 2. O que pode ser?

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema, sendo que meu chuveiro está independente, com aproximadamente 4 metros de fio 4mm e disjuntor de 32A. As luzes que piscam são a do banheiro e da cozinha, cujas são de led de 6w, com disjuntor independente para as lampadas de 3 comodos pequenos (cozinha, banheiro e área) de 10A e fio 2,5mm. Isso acontece esporadicamente, mas acontece, como hoje. A instalação é nova e nas luminárias com duas lampadas, apenas uma pisca e muito raramente as 2. O que pode ser?

      Excluir
    4. estou com o mesmo problema que vc teve, quando ligo o chuveiro a lampada da cozinha e do quarto piscam, mesmo estando em circuitos diferentes um do outro. troquei o disjuntor e verifiquei as conexões, porem continua acontecendo... vc conseguiu resolver o problema na sua casa Carlos Mecenas

      Excluir
  12. Boa noite gostaria de fazer ser uma pergunta caiu raio e queimou alguns aparelho agora quando ligo microondas pisca luz o que está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola o que pode esta ocorrendo e que quando houve a descarga eletrica, danificou algum ponto da instalação,sugiro voce solicitar a revisão da instalação por um profissional qualificado

      Excluir
  13. Boa noite , na minha casa os circuitos do chuveiro de iluminação e tomadas são todos independentes.
    Porem de um tempo pra cá , as lampadas estão oscilando quando
    Eu ligo o chuveiro ou qualquer outro aparelho , as vezes cai e as vezes aumenta a luz.
    E agora o chuveiro ea geladeira nao estao funcionando.
    Me de um luz por favor.
    Ja tem dois anos que a instalacao foi feita e só agora que deu esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael como vc comentou que este problema não ocorria, pode ter ocorrido alguma coisa que esta afetando a distribuição de energia. Por exemplo a troca do chuveiro por outro de maior potencia, adição de outros eletrodomesticos causando sobrecarga nos circuitos, ou caso não tenha ocorrido nenhum destes dois eventos, pode ter ocorrido o afrouxamento dos parafusos nos disjuntores ou emenda de cabos mau feita causando passagem de corrente irregular. Primeiro reaperte todas as conecções dos cabos, disjuntores e conectores, caso não resolva o problema, chame um profissional qualificado para revisar a instalação. Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte.

      Excluir
  14. Olá. . Moro em um prédio com 10 apartamentos.. Já percebi que quando ligo o chuveiro fora da hora de pico ele aquece corretente mas de eu tomo ligo entre 18 e 20h não aquece .. imagino que a instalação do predio seja mau feita e se alguns vizinhos abrirem chuveiro junto atrapalha.. inclusive até maquina de lavar de vizinhos girando a luz oscila junto... O que pode ser isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, pode estar ocorrendo duas coisas. 1º pode ser como voce ja desconfiou, a distribuição de energia no edificio esta mau dimensionada causando queda de tensão. Um edificio é como uma casa com centenas de comodos e deve seguir os padroes da NBR 5410, isto é, os cabos de entrada de energia devem ser dimensionados considerando o consumo de todos os apartamentos. 2º Mesmo que as instalações do edificio estejam bem dimensionadas, o mesmo pode estar num final de linha da concessionaria de energia causando tambem queda de tensão em todo o edificio, este caso ja verifiquei algumas vezes. Verifique se os outros apartamentos tambem sofrem este problema, se positivo, contate a concessionaria de energia e peça para medirem a energia na entrada do edificio. Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
  15. queria saber por que a lampada de led fica piscando quando esta ligada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou é o led que vai queimar ou a fonte

      Que está dando pau

      Ou está ligada junto com circuitos de tomas
      Edmar Senai e Etec

      Excluir
  16. Tenho uma maquina de lavar de 9kg,potencia 550w ;4.5A(vai fazer 1 ano de compra).Na fase de bater e centrifugar a luz da geladeira e do forno pisca e a lampada incandescente no quarto de empregada tambem(testando tambem em outros comodos).Chamei um eletricista para isolar o circuito dela.A geladeira agora tambem tem seu circuito.O curioso e que mesmo fazendo isso a luz da geladeira pisca de modo bem mais sutil ,a do quarto ja nao pisca.Predio e monofasico 5 aptos(de 1938),foi trocado a fiaçao externa da rua para o quadro geral alguns anos de 4 para 10mm(era de pano do quadro para os relogios)nao tem aterramento.O eletricista instalou esta semana,atraves de eletrodutos externos fio de 10mm ate meu quadro de luz(era de 4mm)e redistribuiu tudo de modo que aparelhos que demandam muita energia ficassem em circuitos separados(5 no total).Mantenho uma lampada incandescente que nao tem muito uso,pois quando a fase fica baixa ,ela e a 1a a detectar,assim desligo a chave geral da casa.Tem alguma sugestao sobre o que pode estar acontecendo?A maquina de 5kg(17 anos) que eu tinha nao causava isso e tinha agua quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o fato de voce ter trocado a fiação de entrada não necessariamente resolveu o problema. Precisa verificar outros pontos que são:
      - Os circuitos que saem do quadro de distribuição estão dimensionados corretamente?isto é, os cabos estão corretos? para tomadas de uso geral norma diz que devem ser de no minimo 2,5mm² e a carga neste circuito não pode ultrapassar 2800W, isto é, a soma das potencias de todos os aparelhos não pode ultrapassar este valor.
      - Vc mencionou que o circuito da residencia é monofasico, não tem 220V? Se tiver 127 e 220V é bifasico. Então voce deve verificar se as cargas estão bem distribuidas entres as fases, isto é, as cargas 127V devem ser distribuidas um pouco numa fase e um pouco na outra fase que uma fase não fique sobrecarregada.

      Espero ter ajudado

      João Carlos

      Excluir
  17. O apto e de 127v,vou verificar os circuitos.Parabenizo vc pelo seu site e pela sua disposiçao em auxiliar pessoas com duvidas.Muito obrigado .

    ResponderExcluir
  18. Oi, o fio até o QDL é de 2,5mm quando é quando ligo o ar de 10.000 btus no mais forte ele puxa 33,7 Ampére. Pq isso aconte, e pq o fio e fino ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, de modo geral um condicionador de ar de 10.000 btus possui potencia eletrica de 1200W (verifique no manual do aparelho) que se ligado em 127V resultará numa corrente de 9,5 amperes ou se ligado em 220V resultará numa corrente de 5,5 amperes. Deve haver algum problema no aparelho ou na fiação, isto é, se houver mau contato na fiação pode ocorrer aumento da corrente ou o motor pode estar trabalhando forçado o que também aumentaria a corrente.

      Excluir
  19. Gente alguem pode me ajudar. De um tempo p ca minha energia desliga quando uso microondas. Apaga tudo. Nao sei o que pode ser. Microondas emprestado com uma imenda no cabo sera isso? Cabo desses simples de tv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, como vc mencionou que esta ocorrendo de uns tempos para cá, pode ser a emenda dos cabos mau feita. Mas também pode ser mau contato na entrada ou saida dos disjuntores. Verifique a emenda e reaperte os parafusos no disjuntor.

      Excluir
  20. Na minha casa e direito baixando a luz, ja fiz varios testes tem horas que tiro tudo da tomada e do nada baixa a luz como se algurm tivesse com chuveiro ligado mas nao tem, as vezes to tomando aquele banho quente do nada esfria... sabado eu estava na lavanderia derrepende nao funcio mas o tanquinho e acabo a luz, olhei pra cozinha e na casa toda tinha luz menos na lavanderia nada la funcionava. Passou algum tempo voltou a funcionar sozinho tudo la.o que pode ser isso nao uso muito eletros na tomada ja cheguei a tira tudo da tomada r mesmo assim a luz fica oscilando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo, pelo que voce descreveu ha algum mau contato em algum ponto da instalação. Verifique o aperto dos cabos nos disjuntores começando pelos que ficam na entrada no medidor de energia, depois pelo quadro de distribuição e onde houver disjuntor. Verifique também a emenda dos cabos, se houver. Ja me deparei com situações que havia mau contato na emenda dos cabos que vem do poste da concessionaria com os cabos que entram na residencia. Neste caso tem acionar a concessionaria. Pergunte aos vizinhos se isso acontece na casa deles também. Pode ser problema na rede de distribuição.

      Excluir
  21. Olá. Quando minha máquina de lavar está "batendo", a lâmpada da lavanderia fica piscando. O estranho é q temos circuitos separados para tomadas e iluminação. Também separados chuveiros e ar condicionado. Parabéns pelo blog. Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, é só a lampada da lavanderia que fica piscando? dos outros comodos não? Se for isso é bem provável que a lampada e a maquina estejam no mesmo circuito.

      Excluir
  22. Quando o meu vizinho liga a máquina de lavar dele, a lâmpada da minha geladeira começa a piscar, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jolie, isto não é normal. As casas ficam no mesmo terreno? Quando isso acontecer desligue a energia da sua casa e verifique se a maquina do vizinho continua funcionando, se ela também parar é porque estão no mesmo circuito. Há uma outra hipotese que pode ser que a sua casa e de seus vizinhos fiquem no final de uma linha da concessionaria de energia e isso pode causar queda de tensão por isso o piscar das luzes.

      Excluir
  23. olá tudo bem meu nome é Geovane, preciso de uma orientação, estou com uma istalacao de uma residência que fiz , foi colocado da cx de medidor até cx dijuntores cabos de 16mm , e na residência circuito exclusivo para o chuveiro , dois circuitos para iluminação e mais circuito para dormitório 1, outro para dormitório 2 e outro para sala e outro para lavanderia
    e mais dois para cozinha , mais msm assim quando ligo o chuveiro a luz da cozinha pisca ,me ajuda pq isso acontece ? lembrando que o dijuntor geral é 63A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane qual é a potencia do chuveiro e qual a bitola dos cabos do circuito do chuveiro?

      Excluir
    2. olá Boa tarde João Carlos 6800w e a bitola do Cabo é de 6 mm

      Excluir
    3. eu não consigo entender o pq que isso está acontecendo, eu esqueci de mencionar que o dijuntor desse chuveiro é de 32A, eu liguei o msm chuveiro e fui medir a corrente do msm ela teve. um pico mto alto que chegou a 35A e depois estabilizou em 32

      Excluir
    4. A bitola dos cabos esta correta para a potencia do chuveiro. O que pode estar acontecendo é o desbalanceamento das cargas 127V. Voce deve distribuir as cargas 127V entre as duas fases de modo que a corrente fique mais ou menos igual nas fases. Se voce tiver um alicate amperimetro faça o seguinte ligue todas as luzes e todos os aparelhos domestico 127v que normalmente ficam ligamos diariamente como maquina de lavar, microondas, tv, radio e etc e faça a medição da corrente nas fases elas devem ficar mais menos nos mesmos valores. Se houver muita diferença, acima de 30%, elas estão desbalanceadas. No QDL mude algum cabo dos circuitos 127V para outra fase. e faça a medição novamente ate chegar num equilibrio. Lembrando que nunca ficara igual mas com uma pequena diferença

      Excluir
  24. Olá.

    O circuito do meu apartamento é novo, cabos novos, chuveiro separado, tomadas separadas da iluminação e este problema segue acontecendo. Além do chuveiro essa oscilação ocorre com a lava roupas também. Outro problema identificado é uma interferência entre o acendedor do fogão com a televisão.

    ResponderExcluir
  25. OLá, minha a rede de minha casa é bifase 127v, e nela esta ligado os 2 chuveiros 220v, gostaria de saber se posso fazer uma rede 220v só ´para os chuveiros, os dois na mesma rede 220v.

    ResponderExcluir
  26. E neste caso qual dijuntor seria o mais indicado, uma vez que vai ficar os dois chuveiros ligados na mesma rede. Meu chuveiro é a da marca Fame ( super ducha quattro).

    ResponderExcluir
  27. Qual a diferença de sensor de presença e sensor de presença com fotocélula?

    ResponderExcluir
  28. João Carlos, sou estudante de engenharia elétrica. Gostei muito das suas respostas. Gostaria de seu contato para conversamos um pouco. Meu email é eng.vdiaas@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia João !

    A nova lâmpada colocada no banheiro está piscando um pouco e percebi nos últimos dias que ao ligar o chuveiro ela pisca ainda mais, destaco que não acontecia isso, pensei até que ela estivesse folgada daí retirei e coloquei novamente, mas.....nada mudo. Tem idéia do que pode ser e como corrigir?

    Desde já obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite João!
    Porque quando a maquina de lavar começa a trabalhar as luzes piscam a cada tracionada do motor.
    Seria o dimensionamento dos condutores?

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Galera .

    Lâmpada piscando ao ligar chuveiro , torneira elétrica e etc, nem sempre e dimensionamento incorreto pode ser lâmpadas de led de péssima qualidade.

    O sistema eletrônico das lâmpadas devem ser de qualidade pois dentro da placa pode haver queda de tesão e fazer com que está lâmpada fique piscando.

    Espero ter ajudado abraços..

    ResponderExcluir
  33. Montei um circuito só pra lâmpadas mais quando eu ligo um equipamento em uma tomada de outro circuito mesmo assim da uma queda no brilho da lâmpada e normal desde já obrigado

    ResponderExcluir
  34. Claudinei praia grande
    Mesmo com circuito do chuveiro separado
    Ao ligar o mesmo a lâmpada oscila

    ResponderExcluir
  35. No meu caso isso ocorre mesmo com um circuito só para o chuveiro. Como resolver?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde , do nada as lâmpadas pararam de ascender , mas nas tomadas tem energia normal, ao ligar o chuveiro o mesmo não funciona ,mas as lâmpadas começam a piscar e ficam mais fortes , o que fazer? E o que pode ser ? Obrigado

    ResponderExcluir