sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O fio certo para o chuveiro

Devido as altas potências os chuveiros necessitam de circuitos exclusivos, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam exclusivamente o chuveiro. 
Os cabos devem ser compatíveis com a potência e ao contrario do que se imagina, cabos maiores não aumentam o consumo de energia mas reduzem porque não há perdas na forma de calor.
A ligação do cabos do chuveiro com os cabos de energia pode ser direta, isto é, emendando os cabos diretamente uns nos outros, ou utilizando conectores de porcelana e nunca use plugues e tomadas e evite conectores plásticos.
 A tabela abaixo mostra algumas potências de chuveiros e os seus respectivos disjuntores e cabos:


Adicionar legenda








Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Conector de porcelana

211 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esta tabela foi dimensionada para qual tensão de alimentação? 220 V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes, desculpe a demora na resposta, mas realmente eu esqueci de mencionar que a voltagem, nestes casos é 220V

      Excluir
    2. Eu uso conector ZAGONEL(50 amperes)

      Excluir
    3. Cabo de 6mm2 com disjuntor de 40A é incêndio à vista

      Excluir
    4. Prq vc fala isso irmão??? Em tudo q é lugar inclusive no manual desses Lorenzetti acqua 7800w falam em 40 disjuntor???

      Excluir
    5. Se o chuveiro é de 7800w a norma pede 40 amperes o dijuntor e a fiação 6mm para isto tem a norma a ser seguida esses normas é passada por engenheiro elétricos temos que seguir a norma

      Excluir
    6. O fio de 6mm² só suporta chuveiro de 7800w se não houver nenhum agrupamento de circuito, suportando 41A, fazendo sentido usar este fio com disjuntor de 40A. Pela tabela da própria NBR5410, se houver mais uma fase no eletroduto, reduz-se a capacidade de corrente do fio de 6mm² para 36A, e nesse caso é melhor ser usado o fio de 10mm² com disjuntor de 40A.

      Excluir
  3. Tenho 03 chuveiros elétricos todos de 4600W, e todos com circuitos próprios( dependentes), ou seja: cabo 4mm² , disjuntores de 25 A, fio terra de 6mm² e no quadro de distribuição tem um DR de 30mA e 40A. Acontece que quando ligou os chuveiros ou às vezes quando desligo o DR desarma. observei que no QD os fios neutro e terra foram ligados juntos na entrada do DR. Já chmei dois eletricistas e não resolveram o problema. Um, desligou os fios terra dos chuveiros Dizendo que só assim o DR não desarmava. Observei que a teoria dele deu certo, porém, um dos chuveiro começou a dar choque e abri a caixa de ligação e refiz a ligação do terra. Atualmente estou com os três disjuntores desligados. Aguardando um engenheiro eletricista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco o fio terra não pode estar ligado no Dr somente as fases e o neutro. O fio terra deve estar ligado diretamente no chuveiro. Somente os chuveiros com resistencia encapsulada podem ser ligados em Dr, verifique se os seus chuveiros são deste tipo, caso sejam, o Dr esta desarmando pois em algum ponto dos circuitos dos chuveiros pode esta havendo uma fuga de corrente. Caso não sejam voce precisa retirar o Dr e colocar um disjuntor bipolar no lugar.. Caso queira mais informações me envie um e-mail: jc64souza@gmail.com

      Excluir
    2. Caro João Carlos, o mais indicado não seria trocar o chuveiro para um compatível com dr e manter a proteção do dr? Em casa funciona muito bem... Abraços.

      Excluir
    3. Caro João Carlos, o mais indicado não seria trocar o chuveiro para um compatível com dr e manter a proteção do dr? Em casa funciona muito bem... Abraços.

      Excluir
    4. Luiz a troca dos chuveiros pode ser uma solução mas não ha garantias que é esta a causa e pode não dar certo e o problema persistir.

      Excluir
    5. Primeiro verifica se o djuntor que você está usando esta na classe certa. Carga resistiva , se não me engando é classe d. Segundo, os terras do chuveiro precisam estar equipotencial irados , num barramento de terra, e o fio que vai do barramento para seu ponto de terra pode ser 10 mm.terceiro, todos sabem que circuitos com o dr tem que estar muito bem equilibrado, a menor fuga o dr já desarma. Emendas mal feitas, conector de porcelana. Verifica se há tensão entre o neutro e o fio terra. *Não pode haver tensão nenhuma ali.* Eu colocaria fio de 6 mm2. Por quê? Veja bem, 6 mm2 aguenta 41a. Seu chuveiro consome 4600/127 = 36a. Porém, 127 é tensão de pico. Nossa rede elétrica é uma bosta. Digamos que você medisse aí com um multímetro true RMS e verificasse que sua tensão é 120v. Logo teríamos 4600/120=38a. Por 110vots daria 41amper. 4 mm2 aguenta até 32A. 6mm2 41A. Não estou levando em consideração a queda de tensão no rio, pois normalmente chuveiros ficam próximos do quadro, mas se o seu caso for um sítio grande, e esses chuveiros estiverem longe do quadro, você pode ter uma queda de tensão de alguns volts. Imagina menos 2 volta na fórmula de potência. Sem contar que a qualidade do cobre hoje em dia não é boa. Aquela pureza que dizem é de se duvidar. Então acho que deveria mudar o fio neutro e fase para um mais grosso. Verificar se tem tensão entre os condutores do neutro e terra, verificar possíveis emendas mal feitas. Se possível solde-as. Usar conector de porcelana verificar a classe do seu dr e do seu djuntor.a classe fala sobre a carga. Existem cargas capacitivas, resistivas e reativas. Seu chuveiro é Resistiva. Se não estiver usando o dr e.djuntos com a classe certa, ele vai desarmar sempre. Eu sou engenheiro eletricista mas não trabalho com isso.

      Excluir
    6. Quando a tensão for menor no caso 127V caiu para 120V a corrente também caí assim como a potência também caí. Quem tem o valor fixo é a resistência e não a potência 4600w. A potência em uma resistência elétrica vai variar conforme a tensão colocada. Até a resistência elétrica vai variar um pouco por causa da resistividade elétrica do material que varia com a temperatura. Mas para cálculos simples como esse considere a resistência fixa.

      Excluir
    7. Na verdade, corrente e tensão são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quando uma baixa, a outra aumenta!! Então a resposta antes dessa está correta. Se a tensão baixa, a corrente aumenta e pode ocorrer a queda do disjuntor por essa razão.

      Excluir
    8. Classe b para chuveiro....a (D) é para motores.

      Excluir
  4. retificando: todos próprios e independentes.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Toda vez que ligo o chuveiro, a caixa de djuntor fica cheirando a queimado e sai fumaça!
    E melhor trocar toda a fiação e o djuntor tbm neh?
    Mas será que vai resolver?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante entender que o disjuntor não protege o equipamento. O disjuntor serve para proteger o fio. Ainda precisa verificar a distância entre o chuveiro e a caixa de disjuntor. Se os fios corretos e em boas condições de uso, veja se o disjuntor está correto para a capacidade do chuveiro, lembrando que o fio deve estar dentro da capacidade do chuveiro também. Espero que eu tenha ajudado.

      Excluir
  6. Boa noite.
    Toda vez que ligo o chuveiro, a caixa de djuntor fica cheirando a queimado e sai fumaça!
    E melhor trocar toda a fiação e o djuntor tbm neh?
    Mas será que vai resolver?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano desculpe a demora na resposta. Ha dois motivos que podem esta causando isso. Os cabos que alimentam o chuveiro estão subdimensionados, isto é, eles são mais finos do que o ideal então eles esquentam. Neste caso o ideal é trocar a fiação do chuveiro lembrando que deve haver um par de cabos que alimentam somente o chuveiro.Pode tambem estar ocorrendo mau contato entre o cabo e o disjuntor o que causa tambem aquecimento. Desligue a energia retire o cabo dos disjuntor verifique se o cabo não esta carbonizado, se estiver, corte o pedaço que esta carbonizado e religue novamente no disjuntor.

      Excluir
  7. Cristiano Verifique se Não Está Subdimensionada a Carga Instalada. por Exemplo: se o Ramal de Entrada Contiver Cabos com Bitola de 10mm Que Suporta 50 Ampéres e a Instalação da Casa For Bifásico e Monofásica a Carga Instalada é de 11.000 Watts ou 11Kw. Nesse Caso Essa é a Carga Máxima menos 20% que o seus Aparelhos e Chuveiro Ligados Juntos Pode Consumir. Depois Veja se a Bitola do Cabo que Vai do Padrão Elétrico (Medidor) Até a Quadro de Distribuição (QDC) É Igual a Bitola do Ramal de Entrada. Não Sendo o que Falei Acompanhe as Informações do João Carlos Souza Que Pode Ser a Mais Provável. Saudações.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. tenho uma ducha de 5500w 110v.estava pensando em mudar de 110v para 220v porem ao chamar o eletricista ele me recomendou apenas trocar a fiação que e de 6mm por uma de 10mm,e também por disjuntores de 70a,assim poderia por um chuveiro de 7500w 110v sem precisar mudar a voltagem da casa.
    Moro em uma regiao muito fria,por isso preciso que o chuveiro esteja bem ajustado,sei que se fosse por 220v e trocasse o chuveiro ficaria muito bom,mas minha duvida é se com 110v ficaria tao bom quanto!obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alaor se voce dividir 7500W por 110V voce obtem 68A, o cabo de 10mm² tem capacidade de 57A, portanto não é aconselhavel fazer isso e muito menos utilizar um disjuntor de 70A. Ah outra coisa eu não conheço nenhum modelo de ducha ou chuveiro com 7500W para 110V. Diante disso aconselho voce trocar a tensão do chuveiro para 220V se for possivel.

      Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
  11. Ola joão Carlos,o chuveiro aqui de casa e de 7500w,eu troquei a resistência do chuveiro pelo mesmo modelo só que agora depois de uns 6 minutos ligado o dijuntor desarma .Fiação de 10mm so para o chuveiro com fio terra e 30A do dijuntor . Qual seria o problema? aguardo resposta obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo dividindo 7500W por 220V obtemos 34 A. Cabo de 10mm² tem capacidade para 57A, sugiro voce trocar o disjuntor por outro de 50A. Como voce comentou que o problema comecou apos a troca da resistencia pode estar ocorrendo algum mau contato na emenda dos cabos ou na entrada do disjuntor. Verifique as emendas e veja se os cabos estão bem apertados no disjuntor. Se possivel me retorne se voce conseguiu solucionar.

      Abraços

      Excluir
    2. joão carlos souza, estou realizando instalação do zero em minha residencia, chuveiro de 7500w 220v, bitola minimo 6mm correto, mas ideal e por de 10mm para não ter problema em aquecimento? já que estou fazendo do zero não quero ter problemas futuros. vlw fico no aguardo.

      Excluir
    3. Oi amigo, perfeito o comentário do João Carlos, mas gostaria de salientar uma coisa, a norma ABNT 5410 em suas tabelas de dimensionamentos de fios deixa claro que um fio de 10mm aguenta 57A,mas somente se a isolação for EPR ou XLPE. Caso a isolação seja PVC (maioria) um fio de 10mm aguenta 43A. Existem variáveis como a casa ser de madeira, número de condutores carregados dentro do conduinte... Mas de modo geral seria isso.

      Excluir
  12. João carlos ,minha duvida é o seguinte .O disjuntor de 30A da minha casa esta fazendo um zumbido quando o chuveiro(7500W) esta ligado ,eu percebi esses dias é normal ? Pode ser um problema no disjuntor? desde já obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo veja na tabela da postagem que um chuveiro de 7500W deve ter um disjuntor de 40A e cabo de no minimo 6mm². Quanto ao zumbido pode ser mau contato entre o cabo é o terminal do disjuntor, verifique se estão bem apertado. Se possivel desaperte os cabos e verifique tambem se não há enegrecimento nas pontas dos cabos, pode ser sinal de mau contato. Se houver corte as pontas enegrecida e reaperte os mesmos.

      Excluir
  13. NO QD OS FIOS TERRA E NEUTRO ESTAO LIGADOS JUNTOS, POSSO USAR O FIO TERRA NO CHUVEIRO? usando fio força e neutro nas tomadas. automaticamente estaria aterrados?

    ResponderExcluir
  14. NO QD OS FIOS TERRA E NEUTRO ESTAO LIGADOS JUNTOS, POSSO USAR O FIO TERRA NO CHUVEIRO? usando fio força e neutro nas tomadas. automaticamente estaria aterrados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, o correto é fazer o aterramento do neutro na caixa do medidor de energia. No QDL eles devem estar separados. Sim voce deve aterrar o chuveiro. Independente do neutro estar aterrado não significa que funciona como terra nas tomadas. Conforme diz a NBR 5410 as tomadas devem ter fase, neutro e terra.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. joão Carlos boa tarde no meu chuveiro esta escrito assim 220W-6800W 32A 4MM POR FAVOR ME AJUDA O DISJUNTOR CAI DIRETO ELE É DE 32 NÃO CONSIGO ARRUMAR NIMGUEM QUE POSSA ME AJUDAR O QUE DEVO FAZER (SOCORRO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes isso pode estar ocorrendo por 2 motivos. 1º A bitola do cabo que alimenta o chuveiro é menor que 4 mm² e com o funcionamento do chuveiro o mesmo aquece e causa o desligamento do disjuntor. Cabo de 4mm² possui espessura de 4mm verifique. A outra causa pode ser mau contato na junção do cabo com os cabos do chuveiro. Se estiver usando conectores, desaperte os parafusos verifique as pontas dos cabos, se estiverem cabonizados, corte a parte carbonizada e reaperte-os no conector. Verifique também o aperto dos cabos no disjuntor, solte os cabos, verifique se não estão carbonizados e reaperte-os no disjuntor. Existem també uma outra causa que é o compartilhamento do circuito do chuveiro, isto é, há outro aparelho ligado no mesmo circuito causando sobrecarga e desligando o disjuntor. A NRB 5410 diz que o chuveiro deve ter circuito exclusivo, isto é deve haver um trio de cabos (fase, fase e terra que alimentam somente o chuveiro

      Excluir
  17. Olá, Joáo Carlos, tenho uma ducha de 5500w, disjuntor de 40a, 127v, cabo de 6mm, no entanto, o chuveiro nao aquece como deveria, a água fica morna. O que há de errado? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica alguns modelos de ducha possuem um tipo de resistencia em que pode ocorrer a queima de uma parte somente, ou da morna ou da quente. Verifique se a resistencia não esta queimada.

      Excluir
  18. bom dia joão Carlos como meu chuveiro é de 6800w gostaria de seguir a tabela que esta la em cima usa o fio 6mm e disjuntor 35 e fazer uma nova instalação do relógio direto para o chuveiro gostaria que vc com sua divina inteligencia me orienta-se não quero e não posso gasta dinheiro atoa rsrs minha instalação não possui conector é obrigatório ter que DEUS abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurdes o conector não é obrigatorio, voce pode emendar diretamente os fios do chuveiro com os da instalação, o conector facilita em caso de troca ou manutenção do chuveiro

      Excluir
  19. então eu posso fazer esta nova instalação que sitei la em cima me esqueci de pergunta se os dois disjuntor tem que ser o mesmo de 35 porque la no relógio são dois lourdes e lurdes é a mesma pessoa ta rsrs eu que escrevo errado as vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lourdes, você pode comprar um disjuntor bipolar de 35, se você instalar o disjuntor em caso de curto no chuveiro não vai desligar o geral deixando todo mundo no escuro. Como o João falou em caso de manutenção facilita.

      Excluir
  20. Boa noite João, tudo bem ? não sou eletricista, mas precisava trocar a fiação aqui de casa, e como custa caro resolvi fazer devagar, casa antiga, não tinha nem disjuntor.

    Na fiação que vem de fora, fio 6, coloquei disjuntor bipolar de 40, e liguei uma barra de cobre, esqueci o nome agora, que faz a distribuição para outros disjuntores. Nesta barra coloquei outro disjuntor bipolar de 40 e puxei fios de 6 para o chuveiro, pequeno de marca thermosystem. Acontece que o fio começou a derreter, e o chuveiro parou de funcionar, quando fui olhar na caixa do disjuntor tinha derretido cerca de 15 cm do fio, então puxei o suficiente, cortei e liguei novamente no disjuntor, o chuveiro voltou a funcionar.

    Minha dúvida é : porque o fio derreteu e o disjuntor não desarmou, será que o disjuntor não é bom ?

    Estou usando tudo marca stecker, a barra de cobre e os disjuntores.

    Olhando sua tabela acima fiz até que certo, fio 6mm e disjuntor de 40 para o chuveiro.

    Agradeço a atenção que você disponibiliza pra gente, um abraço.

    ResponderExcluir
  21. instalei um chuveiro de 7700 w , 220 v com fio terra em disjuntor de 40 unico lugar da casa que tem 220, do chuveiro ao quadro tem mais ou menos 12 metros, o problema é que o fio antigo de 4 mm o eletricista falou que como a distancia do chuveiro ao disjuntor( quadro) é pouca ( como disse uns 12 metros) ele falou que aguenta sem problemas, porem estou na duvida troco o fio de 4mm para 6mm? ou posso deixar assim mesmo. grato pela atençao.

    ResponderExcluir
  22. instalei um chuveiro de 7700 w , 220 v com fio terra em disjuntor de 40 unico lugar da casa que tem 220, do chuveiro ao quadro tem mais ou menos 12 metros, o problema é que o fio antigo de 4 mm o eletricista falou que como a distancia do chuveiro ao disjuntor( quadro) é pouca ( como disse uns 12 metros) ele falou que aguenta sem problemas, porem estou na duvida troco o fio de 4mm para 6mm? ou posso deixar assim mesmo. grato pela atençao.

    ResponderExcluir
  23. Tenho um chaveiro 127v 4800w e de 40A. instalei em tensão de 127v e usei um djuntor de 30A com condutor de 4 mm, só q vive desarmando e condutor superaquece oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para resolver o problema vc deve substituir os cabos de 4mm por 6mm e o disjuntor de 30 por um de 40 amostra. Ele esta desarmando porque a corrente que esta passado é de 38 amperes, por isso o cabo aquece e causa o desligamento do disjuntor

      Excluir
  24. Tenho um chuveiro 220v com fio de 4mm porém do dijuntor p rua o fio é de 6mm porém derreteu o mais fino q vem da caixinha p tomada do chuveiro...estou pensando em comprar um 110v e ligar na tomada o q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane provavelmente o cabo derreteu pois deve ser incompativel com a potencia do chuveiro, isto é, o cabo é muito fino para este chuveiro. Substitua por um de 6 mm e se possivel substitua tambem os cabos que vem do medidor de energia por 10mm. Nao aconselho voce trocar o chuveiro por um 110V pois este precisará de cabos mais grossos ainda. diga qual a potencia do chuveiro para que eu possa dar uma orientação mais precisa.

      Excluir
  25. Tenho um chuveiro 220v com fio de 4mm porém do dijuntor p rua o fio é de 6mm porém derreteu o mais fino q vem da caixinha p tomada do chuveiro...estou pensando em comprar um 110v e ligar na tomada o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. tenho um chuveiro 110v 4800w com a fiação de 6mm do chuveiro ate o quadro de distribuição e do quadro até o padrão está correto?
    Marcos pereira 06 de outubro 2016

    ResponderExcluir
  27. Tenho um chuveiro de 5.400W e 127v. As especificações do fabricante recomendam bitola de 10mm e dijuntor 50A, o fio que vem da rede sendo também de 10 mm posso ter problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, depende da carga instalada na residencia. Os cabos de entrada, isto é, aqueles que vem do poste ate o medidor de energia e do medidor ate o quadro de distribuição, devem suportar a carga de toda a residencia, isto é, devem suportar o consumo do chuveiro, dos eletrodomésticos e da iluminação. Claro que não é simplesmente somar as potencias de todos, mas sim somar levando em consideração o fator de demanda que é o fator de uso simultâneo e dai determinar a corrente de entrada para então dimensionar os cabos de energia de entrada. Sugiro voce buscar ajuda de um profissional que faça esta análise para verificar há necessidade de alterar os cabos de energia.

      Excluir
  28. Tenho um chuveiro de 5.400W e 127v. As especificações do fabricante recomendam bitola de 10mm e dijuntor 50A, o fio que vem da rede sendo também de 10 mm posso ter problemas?

    ResponderExcluir
  29. João Carlos Souza,

    Estou construindo uma casa pequena com o total de 40m² com ( um quarto , uma sala, uma cozinha, um banheiro, uma área ).

    Favor informar:

    1 - Qual a BITOLA DO CABO que devo comprar para o eletricista ligar do RELÓGIO até o QUADRO de DISTRIBUIÇÃO ?

    2 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar na CAIXA DE RELOGIO ?

    3 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar do QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO até o AR CONDICIONADO 1100 W ?

    4 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar do QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO até MICRO ONDAS 1400 W ?

    5 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar do QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO até o CHUVEIRO de 5500 W ?

    6 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar do QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO até a MAQUINA DE LAVAR e SECAR de 1100 W ?

    7 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR que devo comprar para o eletricista ligar do QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO até a BOMBA D`AGUA 1400 W ?

    8 - Qual a BITOLA DO CABO e DISJUNTOR para o circuito das lâmpadas ?

    Segue abaixo a relação dos aparelhos que pretendo colocar nos cômodos da casa:

    Quarto => Ar Condicionado Split 12000 BTUs ( 11000 W)
    Televisor 60 W
    Lâmpada Led 12 W

    Sala => Televisor 60 W
    Ventilador 130 W
    Lâmpada 12 W

    Cozinha => Geladeira 60 W
    Micro onda 1400 W
    Cafeteira 540 W
    Lâmpada 15 W

    Banheiro => Chuveiro 5500 W
    Maquina de lavar / secar 1100 W
    Lâmpada 12 W

    Área de seviço => Bomba D`Agua 1400 W
    Lâmpada 12 W

    ResponderExcluir
  30. pô, esse fim de semana o cabo de energia pegou fogo, o meu chuveiro esquenta muito, ele é de 5500w, instalado com fiação 4mm e 6mm instalado num disjuntor de 40 e ainda assim toda vez que liga o chuveiro a energia da casa baixava, e esse final de semana acabou pegando fogo no cabo de energia que distribui a energia para casa...o que eu faço pois a instalação da casa é nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. vou trocar o disjunto para essas medidas e também vou trocar o chuveiro para uma voltagem menor...valeu.

      Excluir
    3. Ola amigo, infelizmente a orientação passada pelo Junior esta errada. Vamos analisar o seu caso. chuveiro de 5500 w em 220V consome 25A , o cabo de 4 mm² é perfeitamente adequado pois possui capacidade de condução de corrente de ate 32A e o disjuntor é de 30A. A corrente do disujntor dve ficar entre o consumo e a capacidade de condução de corrente. O cabo de energia ter derretido pode haver duas possibilidades. 1ª havia um mau contato na emenda com o chuveiro, ou em qualquer ponto deste circuito ou na saida dos disjuntor causando aquecimento. 2ª Como voce comentou que ao ligar o chuveiro ha queda de energia na casa então pode ser que o circuito do chuveiro esta sendo compartilhado com outros circuitos e neste caso tambem causa aquecimento, ou o padrão de entrada da casa não é compativel com a carga instalada e tambem os circuitos também podem estar mau dimensionados. Verifique se o circuito que alimenta o chuveiro é exclusivo dele, isto é, ao desligar o disjuntor do chuveiro só ele para de funcionar. Se outros aparelhos ou tomadas também ficam sem energia é porque o mesmo esta compartilhado.

      Excluir
    4. O amigo bom dia, é isso que não entendo, ao desligar o disjuntor que alimenta o chuveiro somente ele desliga, as tomadas e as luzes com disjuntures diferentes permanecem funcionando normalmente e a energia é 110V. (chuveiro 5500W e disjuntor de 40) e não desarmou, acho que é essa a função dos disjuntores correto. Não entendo pq a energia da casa da queda.

      Excluir
    5. Ahh desculpe, voce não havia mencionado que o chuveiro é 127V. Vejamos então 5500/127= 43,3 A, neste caso o cabo deve ser de 10mm² e o disjuntor deve ser de 50A. Troque a fiação. somente nesta condição o problema será resolvido. Ahh um detalhe, verifique se os cabos de entrada, isto é, do medidor de energia ate o quadro de distribuição devem ser no minimo 10mm² também.

      Excluir
  31. Amigo o chuveiro 3200w, o cabo 4mm e 6mm e disjuntor de 35...resolveria o problema...? só pra não ter que mexer na fiação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim cabo 4 e 6mm², ou é 4 ou é 6. Na sua 1ª pergunta vc mencionou que o chuveiro é de 5500W.

      Excluir
    2. se eu colocar um chuveiro de 3200w, cabo de 4mm (já têm) o que está instalado e disjuntor de 35 resolveria o problema...

      Excluir
    3. trocaria apenas o chuveiro de 5500w para 3200w e o disjuntor de 40 para 35...resolveria?

      Excluir
    4. 3200/127= 25,2A. Sim mas coloque o disjuntor de 30A.

      Excluir
    5. ok amigo, obrigado.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Raphael Bagnoli29 de março de 2017 07:10
    Boa tarde, tenho um chuveiro de 6800w 220v ... Meu disjuntor é 32w e fio de 4mm, so que passa 5 min e cai o chuveiro...o que pode ser?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael o disjuntor e o cabo estão dimensionados corretamente para este tipo de chuveiro. Como vc mencionou que desliga apos algum tempo, é porque o disjuntor esta desarmando por temperatura, isto é, os cabos estão esquentando e isso pode ocorrer devido a mau contato. Verifique se a fixação dos cabos no disjuntor e na emenda com os cabos do chuveiro estão bem feitas. Voce tem certeza que o circuito que alimenta o chuveiro é exclusivo dele? Se houver outros aparelhos ligados neste circuito essa carga a mais tambem pode causar o desarmamento do disjuntor.

      Excluir
  34. Boa tarde! na tabela não tem chuveiro com potencia de 5400. Qual espessura de fio que uso e qual dijuntor? obg

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, em relação a bitola de fio correto pra levar a energia(127) do padrão medidor até o quadro de distribuição em uma distância de 50 metros , qual o fio certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo, verifique na sua conta de energia a categoria de fornecimento, se for "B1" a fiação deve ser de no minimo 10mm², porem para um calculo preciso é necessario realizar o calculo da carga instalada na residencia, levar em consideração a queda de tensão em função da distancia entre o medidor e o quadro para dimensionar os cabos de entrada. Para isso recomendo voce procurar um profissional qualificado. Cuidado com "curiosos" que irão dizer que "Xmm²" esta bom sem fazer este levantamento.

      Excluir
  36. Bm dia deixa eu perguntar eu estou fazendo a instalaçao da minha casa e queria saber se dar certo eu colocar fio 4 mm para o chuveiro so que a disrancia do quadro do poste para minha casa é de 40 metros e eu queria colocar direto do quadro do poste para o chuveiro por que na fiaçao da casa nao trm fio mais grosso do que 6 sera sera se eu terei algum poblema??

    ResponderExcluir
  37. Boa noite João Carlos me tira uma dúvida se eu colocar um fio de 6mm e disjuntor 32a para um chuveiro de 7500watts o que pode acontecer ou um fio de 4mm e disjuntor de 40a para o mesmo o que acontece.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite João Carlos me tira uma dúvida se eu colocar um fio de 6mm e disjuntor 32a para um chuveiro de 7500watts o que pode acontecer ou um fio de 4mm e disjuntor de 40a para o mesmo o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo 7500/220 = 34,1A portanto para este tipo de chuveiro é necessario cabos de 6 mm² e disjuntor de 40A

      Excluir
    2. O cabo de 4mm² não é compativel com esta potencia, somente o de 6mm²

      Excluir
    3. Sim correto, é pq eu ouvi meu vizinho falando q tinha um chuveiro de 7500watts a bitola 4mm e o disjuntor de 32a ele perguntou ao eletricista se precisaria troca a bitola para 6mm,ele falou que só precisa trocar o disjuntor por um de 40a,achei estranho.

      Excluir
    4. Correção pq está desarmando

      Excluir
  39. quando ligo o chuveiro fica um cheiro de queimado no banheiro, devo trocar de chuveiro ? o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, provavelmente o cheiro é em decorrencia do aquecimento dos cabos de energia que alimentam o chuveiro que devem estas subdimensionados, isto é, são de bitola menor do que este modelo precisa. Verifique também as emendas dos cabos. Se tiver plug, remova-os e coloque conector de porcelana ou ligue diretamente.

      Excluir
  40. qual fio adequado que eu tem que usa do relógio do porte ate a caixa de distribuição da minha casa que não caia a amperagem tem 25 mt de distancia e e monofásico . qual o fio e adequado de 6,mm ou 10,mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, para saber corretamente é necessario fazer um levantamento de cargas das residencia, não da para responder somente com estas informações.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Comprei um chuveiro corona quatro estações com potência nominal de 6500w. O fabricante pede cabo de 6mm para instalação. No modelo da Hydra de 6500w, o fabricante pede cabo de 4mm. Minha instalação é com cabos de 4mm. Troco o cabo de 4mm para 6mm da minha instação ou deixo do jeito que tá para a instalação do chuveiro Corona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo 6500/220= 29,5A. O cabo de 4mm² possui capacidade de condução de corrente de 32A portanto não ha necessidade de trocar os cabos, mas caso voce venha a trocar por um chuveiro mais potente que isso, ai sim haverá necessidade da troca.

      Excluir
  43. Boa noite, sou Nilza, preciso muito tirar uma dúvida. Não entendo nada de parte elétrica. Tenho um chuveiro Ducha Advancent 7500 e a fiação e sei q eh menor que 4 mm, mas onde fica ligado os fios do chuveiro com a fiação da parede fuca derretendo e cheirando queimado. Sem contar q minha conta de energia vem um preço razoavelmente alto em vista de outras casas próximas. Já chamei eletricistas q trocam o isolamento volta funcionar mas depois acontece tudo de novo.
    VC acha q o problema esta na fiação da casa por isso o problema de queimar e sera q isso pode aumentar o consumo de energia ?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza ducha de 7500W precisa de cabo de 6mm².Voce precisar trocar a fiação do chuveiro. Se esta cheirando queimado é porque esta ocorrendo super aquecimento dos cabos, e aquecimento é energia que esta sendo desperdiçada. Porem pode estar ocorrendo tambem outros problemas como distribuição errada dos circuitos piorando ainda mais a situação. Voce deve produção um profissional qualificado.

      Excluir
  44. Uma dúvida... minha residência e 127v o cabo do relógio pro meu QDE e de 6mm, posso ligar uma ducha 5500w com 6mm ou somente com 10mm...!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, 5500/127= 43,3A cabos de 6mm² possuem capacidade de condução de corrente de 41A portanto quando o chuveiro estiver no maximo ira ultrapassar a capacidade do cabo. O ideal é que seja de 10mm² mas também voce precisa trocar os cabos do medidor de energia para QDL. Voce deve levar em consideração que eles devem suportar o chuveiro, a iluminação e os demais eletrodomesticos.

      Excluir
  45. Vou instalar um chuveiro de 7500 W, vou mudar a viação de 4mm para 6mm.
    Quero saber se a distância entre o quadro e o chuveiro também é levado em consideração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente se a distancia entre o chuveiro e o QDL ultrapassar 30 metros. Se for o caso deve usar cabos de 10mm²

      Excluir
    2. Obrigado João.
      Parabéns pela disposição e grande ajuda!
      Valeu!

      Excluir
  46. Boa noite, João Carlos!
    Primeiramente parabenizo-o pela iniciativa em ajudar as pessoas com informações técnicas e precisas.
    Minha dúvida é a seguinte: Comprei minha casa pronta, ou seja, a parte elétrica estava do jeito que está, com exceção da fiação que vai para o chuveiro, a qual troquei completamente após ter queimado em uma emenda debaixo do telhado, ou seja, a fiação que sai do padrão até a caixa de distribuição, bem como a fiação que sai da caixa para o chuveiro é nova.
    Tenho tensão de 110v, e uma ducha lorenzeti de 5500W, os fios são de 6mm.
    Está correto o dimensionamento? Minha esposa vive reclamando que o banho está frio, coisa que há 5 anos atrás era super quente com o circuito idêntico.
    Alguma sugestão? Problema no chuveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo, para chuveiro de 5500W 127V o ideal é cabo de 10mm².Quanto ao banho não estar confortável não tem nada a ver com a fiação. O que ja vi acontecer, dependendo do modelo, é queimar uma parte da resistencia. Faça o teste, mude a temperatura e verifique a temperatura da agua, se numa determinada temperatura estiver igual a outra, significa que a resistencia esta parcialmente queimada.

      Excluir
  47. Olá João Carlos... não fiz curso de elétrica mas estou impressionado com a sua didática! Parabéns.
    Gostaria de tirar uma dúvida... Tenho um chuveiro de 5500W instalado em 127V, notei que a seção recomendada para o cabo DA INSTALAÇÃO é de 10mm². Mas o cabo DO CHUVEIRO deve ser de 4mm². Aí eu te pergunto: Isso é um erro do Fabricante do Chuveiro?
    Parece ser contraditório dizer para usar um cabo mais espesso na instalação, sendo que o chuveiro vem equipado com um cabo mais "fino". :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... também gostaria de saber!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ola Amigo, ja me indaguei sobre isso também. A resposta que tive de um fabricante é que o material usado por eles é mais puro, mais nobre e portanto tem maior capacidade de condução de corrente. Deve fazer sentido pois nunca verifiquei problema neste segmento de cabos, a não ser quando a emenda é mau feita.

      Excluir
    4. Muito obrigado João! Interessante a resposta deles!
      João, gosto dessa área de elétrica... Você pode me recomendar um livro para iniciantes?

      Excluir
    5. muito boa mesmo sua didatica aqui no site , amigo!
      tive a mesma duvida do rapaz acima, mas sinceramente dificil de acreditar nessa resposta do fabricante hein .. a diferença da seçao do cabo é muito grande pois meu caso é o mesmo q o dele (5500w, 127v, 10mm2) com o cabo do chuveiro parecendo de 2,5mm

      Excluir
  48. Olá

    Quero instalar uma torneira elétrica na cozinha para minha minha.
    A a tensão da rede elétrica é de 127V.
    A potência da torneira elétrica é de 5550W
    O disjuntor suporta uma corrente de 50A

    A minha pergunta é: Posso usar fio 6mm para fazer essa ligação no circuito?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jobe pela norma o correto é voce usar de 10mm² pois 5500/127= 43,3A na potência máxima e cabo de 6mm² suporta ate 41A, mas como torneiras elétricas não ficam muito tempo ligadas, isso levando em consideração que seu uso será para lavar louça, então fica num regime liga e desliga acredito não ser problema voce usar o de 6mm². Se for usar no morno ai com certeza não há nenhum problema.

      Excluir
  49. Bom dia eu estou com uma dúvida eu estou com um chuveiro duo shower d 7500W só q a minha rede elétrica está com um cabo d 4 mm nesse caso eu posso usar essa instalação ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro um chuveiro de 7500W puxa na potencia máxima, uma corrente de 34 amperes, o cabo de 4mm² tem capacidade de condução de corrente de ate 32 amperes. Aconselho vc substituir os cabos por de 6mm². Se usado na potencia máxima, os cabos começarão a esquentar e dependendo do tempo de banho podem derreter e causar um curto circuito.

      Excluir
  50. Bom dia eu estou com uma dúvida eu estou com um chuveiro duo shower d 7500W só q a minha rede elétrica está com um cabo d 4 mm nesse caso eu posso usar essa instalação ou não

    ResponderExcluir
  51. Bom dia João Carlos,será que você poderia me ajudar? Vamos lá...Tenho 4 chuveiros todos 220 e utilizam fio 6mm. Temos 3 caixas de distribuição porque são comodos separados, porém todas as caixas utilizam o fio 10 que vem da rua como alimentação principal. Cada chuveiro possui disjuntor de no mínimo 35A individuais ou daqueles duplos. Tenho também um ar condicionado 220 9000 BTUs que as vzs liga junto com o chuveiro e ele fica no mesmo disjuntor que 1 dos chuveiros. O problema é que, quando ligamos 2 chuveiros juntos, cai lá na rua o disjuntor que é de 40 individual, na verdade possui 2 disjuntores na rua de 40, só que esse disjuntor não chega a cair, mas a energia acaba, acredito que esteja perigoso dar curto. Quais os disjuntores corretos a utilizar para os chuveiros? Lembrando que possuo 2 chuveiros turbo de 7500 e 2 comuns (não sei quanto é, mas acredito que seja de 4500). Casa principal tem caixa de distribuição e alimenta 1 turbo e 1 comum. Suítes separadas possuem caixas individuais e 1 tem chuveiro turbo e tomadas normais e a outra suíte o ar condicionado de 9000 BTus e um chuveiro normal que pretendo trocar por um turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo o caso não é tão simples assim para responder. 1º é necessario fazer o levantamento de toda a carga multiplicar pelo fator de demanda para se achar a corrente total do circuito para o correto dimensionamento dos cabos de energia e disjuntores de entrada. Devido a alta potencia dos chuveiros eles devem ter circuitos exclusivos, sem nenhuma derivação, principalmente se for condicionadores de ar. Alem disso é necessario entender onde ocorre a derivação para os quadros de distribuição e se estão corretos. Caso voce tenha interesse, eu faço este serviço, porém preciso cobrar.

      Excluir
  52. bom dia...tenho uma instalação que conta com um chuveiro 127v em uma rede de 127v. a residencia é antiga não possui olanta, mas ja deu pra perceber que as tomadas e lampadas estão todas em uma só rede juntamente com o cvhuveiro, qdo ligamos o chuveiro há queda de tensão nos demais pontos da casa,e, não tenho certeza de que o fio terra esta conectado realmente emhaste de aterramento. creio que não.(pois existe um neutro, um fase, e o terceiro aparentemente é o terra). não há padrão nas cores dos fios. sem contar que o dijuntor é de 40A e os fios são emmedia de 2mmm...os fios do chuveiro estão superaquecendo e derretem...puxa que gambiarra!!!!!!........o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, o correto é voce redimensionar toda a instalação, mas voce pode amenizar o problema, fazendo um circuito exclusivo para o chuveiro, isto é, deve sair do quadro de distribuição um trio de cabos (fase+neutro+terra) que alimenta exclusivamente o chuveiro. O cabo terra é apenas para proteção, sua ausencia não impede o funcionamento do chuveiro ou de qualquer aparelho.

      Excluir
    2. Bom dia, Carlos!

      Preciso trocar a fiação que liga meu chuveiro ao quadro de disjuntoeres.
      A fiacao atual é antiga... cabo rígido com 4 mm e eu preciso colocar uma de 6 mm.

      Acontece que os fios atuais estao emperrados dentro do conduite... parece impossivel retirá-los.

      Tem alguma solução sem ter que quebrar as paredes?

      Excluir
    3. Gabriel, primeiramente desculpe a demora na resposta. Esta situação é muito comum infelizmente e nem sempre consegui resolver. Tente injetar dentro conduite o lubrificante WD ou similar injete sem dó e depois tente puxar, tente puxar todos os fios ou individualmente.

      Excluir
  53. Amigo,na instalação da minha resistência foi usado um fio de bitola 6mm,a carga instalada será de 32 amperes,já incluindo um chuveiro nesse único circuito. Gostaria de saber se eu colocar um disjuntor de 40a a coelba faz a ligação?

    ResponderExcluir
  54. OI Adilson, eu não conheço os pré-requisitos da Coelba, mas acredito que fará a instalação pois a capacidade de condução de corrente do cabo de 6mm² é de 41A. Lembrando que o metodo para determinação da corrente do circuito é a somatoria de todas as potencias multiplicadas pelo fator de demanda que é a possibilidade das cargas serem ligadas ao mesmo tempo. Tem- se como padrão um fator de demanda de 0,7, isto é, se somatoria das potencias (chuveiros, eletrodomesticos, iluminação e etc) for de 50A, a corrente será definida por: 50x0,7=35A. Sugiro voce consultar o site ou o SAC da coelba

    ResponderExcluir
  55. Quero colocar um chuveiro de 5500 e dsjuntor de 50 correto?mais se eu quiser colocar um chuveiro de potência menor por exemplo de 4400 terei problemas? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo para um chuveiro de 5500W voce deve utilizar um disjuntor de 50A para uma tensão de 127V. Se a tensão é realmente esta, voce não terá problemas em colocar um chuveiro de 4400W, só que nesse caso o disjuntor deve ser de 40A.

      Excluir
  56. Bom dia eu tenho um chuveiro uso fio de 4mm dijuntor de 32A na geral uso 40A se ficar ums 2 minutos no com o chuveiro ligado desarma o geral e não desarma o do próprio do chuveiro oque pode ser.

    ResponderExcluir
  57. Olá, estou com dúvidas sobre o conector de porcelana, meu chuveiro deu faíscas no meio do banho e ficou gelado, mas como estou tomando banho gelado, os fios estão dando estragos, hoje quando fui tentar ver qual problema, eu usei a chave teste, e está saindo energia nos fios, seria este o problema ou não tem nada haver? Digo, não deveria passar energia em apenas um dos fios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Michael, desculpe a demora na resposta. Eu nao entendi bem o que esta ocorrendo. Se o chuveiro não esta esquentando, ou queimou a resistencia ou não esta chegando energia no chuveiro. Se a instalação é 127V (1 fase e 1 neutro) haverá energia apenas em dos fios. Se a instalação é 220V deve haver energia nos 2 fios. Verifique se não esta havendo mau contato no conector de porcelana. Deslique a energia, solte os fios do conector, retire parte carbonizadas, se houver, e aperte os fios novamente. Use a chave teste na saida do conector para o chuveiro, se houver energia, então a resistencia esta queimada.

      Excluir
  58. Gostaria de instalar um disjuntor para um chuveiro eletrico de 220v e 4600W, porém pretendo instalar este disjuntor ao lado do chuveiro ( uma distancia mais ou menos de 10cm). Que fio devo usar e que disjuntor devo usar e pode ser feito desta maneira?

    ResponderExcluir
  59. b tarde joao. na minha regiao a tensao é de 220 volts. moro no 9 andar de um predio. refiz recentemente a fiação q vai do relogio da portaria(disjuntor de 40a instalado pela companhia de luz) ate meu andar. utilizei fio de 10mm da portaria ate meu andar.
    Tenho um chuveiro eletrico advanced turbo lorenzetti 220 volts 7500a, estou usando nele fio de 6mm e disjuntor de 32 a. o chuveiro funciona normalmente, porem eu e o eletricista notamos q o fio de 10mm q liga o relogio ate meu apto (9 andar) esta morno. nao sei se é normal... o q poderia estar errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, se apenas um dos fios esta esquentando é porque as cargas da instalação não estão balanceadas, isto é, as cargas 127v estão sobrecarregando uma das fases. Veja se o eletricista possui um alicate amperimetro e messa a corrente em cada fase com as cargas ligadas. Se for isso mesmo mude algum fio dos circuitos 127 de fase.

      Excluir
  60. Olá! Moro em um apartamento no último andar, e a pressão da água não é forte. Meus chuveiros são de 5500w e outro de 4500w, a voltagem aqui é 220. Os dois queimaram na temperatura morna,um há meses e o outro há poucos dias;então estou pensando em trocar os dois, por um de 5500w 3 temperaturas, ou de 5700w, 4 temperaturas.O disjuntor não é independente para os chuveiros, está escrito C25 (então conclui que são classe C, de 25A,certo? Vc indica algum desses chuveiros que mencionei, de 3 e 4 temperaturas com estas potências?Ou devo trocar o disjuntor por um de 30A?Os fios aqui são de 4mm, se não me engano, pois a fiação foi trocada há mais de oito anos!Espero urgente sua resposta à minha dúvida, e agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente devo alertar que chuveiro mais potente não significa maior volume de agua. Se vc quer que saia mais agua, voce deve comprar chuveiros pressurizados ou comprar um chuveiro comum + um pressurizador. Recomendo a www.lojadochuveiro.com.br.
      Como voce mencionou que o circuito não é exclusivo para o chuveiro, o ideal é somar a potencia de todos os aparelhos que estão neste circuito inclusive do chuveiro, multiplicar por um fator de demanda de 0,7 para estabelecer a corrente do circuito e verificar se não ultrapassa 24A que é a corrente suportada por cabos de 4 mm², ai sim definir qual a potencia do chuveiro.

      Excluir
  61. boa tarde, preciso instalar 8 duchas queria saber qual a fiação que pucho do quadro e quais disjuntores uso
    gilvan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola para definir a fiação e o disjuntor é necessario saber a potencia dos chuveiros

      Excluir
  62. Eu tenho um chuveiro termo sistem de 7500 w/220 v, fio 6mm qual o disjuntor usar?

    ResponderExcluir
  63. Eu comprei um chuveiro 220V 6800w os cabos de minha instalação e 4mm mas meu disjuntor e de 30A, tecnicamente e obrigario a troca do disjuntor por um de 32A? Ou posso usar o disjuntor que tenho que é de 30A?

    ResponderExcluir
  64. Cleison, não precisa trocar se a instalação estiver bem feita. 6800/220= 30,1A e isso só vai acontecer com o chuveiro na temperatura máxima. Recomendo que verifique se as conexões, seja no quadro de força, seja no chuveiro estão bem feitas,

    ResponderExcluir
  65. João Carlos, boa tarde!
    Tenho um chuveiro de 6800w 127v e foi instalado com fiação de 4mm e disjuntor de 30. Esta desarmando o relogio. Pensei em trocar a fiação, mas o eletricista disse que posso mudar o chuveiro para 220v com uma nova resistência(220v) e um disjuntor bipolar de 30a. Procede ou seria melhor trocar a fiação?
    Abcs e obrigado!

    ResponderExcluir
  66. Boa noite João Carlos!
    Chuveiro de 6800w 220v com resistência de 7500w vai funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola desculpe a demora na resposta. Sim ira funcionar mas com esta potencia os cabos precisam ser de 6mm² e o disjuntor de 40A

      Excluir
  67. olá um chuveiro de 220V c/potencia de 6800w a 7800w para uma fiação 6mm posso usar um disjuntor de 50A ? em minha residencia a saída da voltagem do chuveiro é de 220V e a fiação é de 6mm² e o disjuntor é de 50A por isso a duvida desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chuveiro de 6800W disjuntor de 32A
      chuveiro de 7800W disjuntor de 40A

      Excluir
  68. Olá boa noite,eu queria saber se pra mim instalar um lorenzetti acqua duo ultra eu tenho que trocar os fios para 6 milímetros? e qual dijuntor eu coloco pára suportar a carga e não desligar automaticamente? muito obrigado pela atenção, Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola o acqua duo possui 3 versões e devem ser usados cabos e disjuntores conforme cada versão:
      5500W 127V......cabo de 10mm² disjuntor de 50A
      6800W 220V......cabo de 4mm² disjuntor de 32A
      7800W 220V......cabo de 6mm² disjuntor de 40A

      Excluir
  69. Boa Tarde, João Carlos, instalei o chuveiro, usei por uma semana e depois parou de esquentar, troquei a resistência, e quando verifiquei não tinha mais positivo na minha rede, então fiz um teste com outra fase de um ar condicionado que eu raramente uso, troquei o chuveiro, com a nova fase o chuveiro funcionou 02 dias e agora quando ele esta desligado passa corrente e quando eu ligo o chuveiro fica negativo e tem mais o meu ar condicionado só funciona se o chuveiro estiver ligado, o chuveiro é 110

    ResponderExcluir
  70. Olá amigo pelo que voce descreveu o problema não esta no chuveiro e sim na instalação. Há uma fase interrompida no circuito. Verifique se não ha nenhum disjuntor desligado. Recomendo voce procurar um eletricista para verificar onde ocorreu a insterrupção.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite! Instalei chuveiro 5500w 127v no disjuntor 30A e geral 40A. Ficou 2min e derramou o geral do apt. Acredito que a fiação seja 4m. Comprei outro chuveiro de 4600w. Será que aguenta? Não encontrei chuveiro 3200w. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu disjuntor de 30A está com defeito pois o disjuntor de 40A disparou antes. Digo isso,porque para uma corrente de sobre-carga do tipo térmica pois o seu chuveiro funcionou por 2 minutos, o disjuntor de 30A deveria atuar antes. Acredito de não se tratar de uma corrente de sobre-carga por curto-circuito (magnética) pelo fato do seu chuveiro funcionar por 2 minutos. Com isso descarto a possibilidade do disjuntor de 30A ter uma curva de disparo diferente da curva de disparo do disjuntor de 40A.
      4600w 127v 36A aproximadamente disjuntor ideal 40A condutor ideal 6mm quadrado. Mas isso (fio de 6) é do chuveiro até o disjuntor de 40A colocado no lugar do de 30A.
      Agora o disjuntor geral vai ter que ser trocado por um que suporte a nova demanda de carga do seu apartamento. E o condutor(ramal de distribuição) que sai do disjuntor geraldo seu apartamento e vai até o quadro de medição da sua concessionária de energia onde existe outro disjuntor geral e o relógio de medição também deverá ser redimensionado( ESSES CONDUTORES E ESSE DISJUNTOR) e também tem que pedir aumento de carga para sua concessionária de energia elétrica, pois conforme for esse aumento (a amperagem de novo disjuntor) a concessionária terá que mudar os condutores do ramal de ligação e do ramal de entrada de energia elétrica.

      Excluir
    2. Sempre chame um Eletricista. Pois eletricidade não é brinquedo. Pode matar ou causar um acidente ou incêndio no seu imóvel.

      Excluir
  72. Boa noite , queria tirar uma dúvida..
    Segundo meu pai o fio que vem do poste é 4mm fino até a caixa dos disjuntores, o fio dentro de casa também é 4mm (so que mais grosso ).. toda vez que ligamos chuveiro, ferro de passar, ar condicionado o fio esquenta a ponto de pegar fogo!
    A bastante tempo atrás nao dava esse problema, quero saber o que devo fazer ou qual instalação correta para que eu consiga utilizar uma dessas coisas sem que haja esse problema... desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  73. Oi,, estou com uma duvida,, estou trocando a eletrica da minha casa e o profissional colocou para os chuveiros todos logacao ondependente.. mas esta colocando cabo 4 mm
    . se eu comprar um chuveiro acima de 6800 W terei provlema? no aguardo ..obrg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente terá sobreaquecimento e até desarmes do disjuntor (dependendo do disjuntor instalado). E a distância do quadro até o chuveiro influência também.

      Excluir
  74. Boa noite ...na minha casa sai um fio 10mm do padrao direto pra rede da casa passando por um disjuntor de 35A e um cabo 6mm emendado no de 10mm indo p chuveiro ...vejo q esta tudo errado ...o correto seria um cabo 10mm direto do padrao pro chuveiro passando por um disjuntor de 50A ?? E o que vai para a casa pode ser o de 10mm e saindo os de 6mm p tomadas e lampadas ?? Geladeiras e microondas tb o de 6mm ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo desculpe a demora na resposta. Ta um pouco confuso mas vamos lá. O fio do chuveiro depende da potencia do mesmo que pode ser de 4 ou 6mm se for 220V. Nos cabos de 10mm o disjuntor é de 50A. Lembrando que a finalidade do disjuntor é proteger o cabo e não o aparelho.

      Excluir
    2. Fios de 4mm chuveiros ate 6500W
      Fios de 6mm chuveiros de 6600 a 9000W para ligações em 220V

      Excluir
  75. Boa noite
    Posso usar um fio 6mm para 2 chuveiros? A distancia do fio em media é 50 metros é em um ginásio.

    ResponderExcluir
  76. Meu chuveiro é de 6mm e meu fio é de 2,5? Tem algum problema ou só a potência que não vai esquentar tanto?

    ResponderExcluir
  77. tenho chuveiro com os 3 fios so que na casa eu entrei so tem 2 fio o fio terra e um outro fio oq eu faço? conecto os 2 fio do chuveiro so no fio preto da casa e o fio terra com o fio terra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua casa só tiver o fio terra e a fase, as coisas dentro da sua casa não estariam funcionando bem. A concessionária da uma fase e um neutro, que costuma ser aterrado no padrão de entrada , poste ou em algum lugar e você pode fazer seu próprio aterramento também. Logo você deve estar fazendo alguma confusão. O chuveiro possui dois fios ( fase e neutro ) e um terceiro fio chamado de terra que costuma ser verde e não precisa ser usado *deveria mas quase ninguém usa*. Quando um aterramento é bem feito e , se por acaso o neutro da rua sumir, você ainda terá diferença de potencial. Procure um eletricista para fazer uma avaliação no seu circuito elétrico caso tenha dúvidas. Eletricidade mata. Cuidado.

      Excluir
  78. Boa tarde. Terminou a obra aqui de casa e comprei os chuveiros Hydra Space Power 6.400w. Após uns 04 ou 05 minutos a água fica fria, mas o disjuntor não desarma, aí desligo o chuveiro e ligo após uns 10 segundos e esquenta novamente. Os cabos são de 04mm e agora que percebi que os disjuntores são de 25, sei que o correto é de 32 e vou realizar a troca. Vc acredita que isso seja o motivo de o chuveiro não aguentar muito tempo esquentando a água?! Obrigado. Ass: Arthur.

    ResponderExcluir
  79. Primeiramente você tem que pensa na fórmula de potencia. P = V * I / logo temos 6400w/127v = +-50 amperes de corrente nos condutores. Seu disjuntor deveria ser de no mínimo 25a e no máximo 32A para classe b ( classes de carga resistiva ). Seu fio tem que aguentar, no minimo, 50 amperes. Se o chuveiro estiver longe do quadro de distribuição elétrico é aconselhável por um fio que aguente uma corrente maior. A bitola do fio você busca em tabelas da internet mas eu diria no mínimo 6mm2 no máximo 10mm2. Digo no máximo 10 mm2 para seu projeto não ficar muito caro, e no mínimo 6mm2 para ele não ficar barato demais e seu disjuntor ficar desarmando toda hora. 6mm2 vai desarmar, o fio só aguenta até 42 amperes mas a ideia é que você consiga tomar seu banho antes do fio esquentar e desarmar o disjuntor. Por favor não ligar o terra do chuveiro ao neutro da rede elétrica. Se precisar fazer um terra, faça no quintal num local que não seja movimentado por pessoas e o fio do terra pode ser da metade da medida do fio do chuveiro. Se por o fio de 6 mm, use o disjuntor de 25a se por o de 10mm use o de 32a. Abraços Bruno.

    ResponderExcluir
  80. TENHO CHUVEIRO DE 5350W 220V INSTALADO NO FIO DE 6MM E DISJUNTOR DE 30A ESTA CORRETO....OU PODE DAR PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  81. Tenho um chuveiro de 7500W e 220V, com dijuhntor de 40A e cabo 6mm. Eu comecei a perceber que o dijuntor começou a desarmar, fiz um teste e troquei por outro que tinha de reserva e o problema continuou. Acabei trocando os dois dijuntores por outro novo e o problema continua . O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O disjuntor é uma proteção elétrica para o circuito. O circuito é o fio,chuveiro e a rede elétrica da rua que alimenta esse circuito. Se o disjuntor está desarmando é porque ele tá atuando ou seja ,por que ele está protegendo o circuito, desarmando antes que o fio derreta a isolação de plástico e feche curto, pegando fogo em tudo. Portanto, você deve verificar a bitola dos dois fios fases , se estão em acordo com a amperagem do chuveiro, de forma que o fio não esquente quando a corrente elétrica estiver indo para o chuveiro. Vai chegar a conclusão que seus dois fios fase estão finos demais e que precisa troca-los. Lembrando que o disjuntor precisa ser da curva b para cargas resistivas. Uma dica lógica é você observar a bitola dos dois fios fase e o terra que vem no chuveiro e por um fio até seu disjuntor de igual ou maior bitola. Assim você não corre o risco de ter seu disjuntor desarmando em tão pouco tempo. Existem mais detalhes técnico nessa explicação mas já foram falados aqui nesse blog. Se possível busque um profissional qualificado para executar o serviço.

      Excluir
  82. Tenho dois chuveiro d 7500 e q tá ligado no 40 mais vou troca fio vou coloca 16 caixa dejutor até relógio qual dejutor certo q devo coloca

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Se eu coloca o fio de 6mm na distância 35 metros so no chuveiro 7500w a tensão 220v no disjuntor de 40 sera que vai da queda ou nao ?

    Responder

    ResponderExcluir
  85. João Carlos me tira uma duvida se eu coloca o fio de 6mm na distância 35 metros so no chuveiro 7500w a tensão 220v no disjuntor de 40 sera que vai da queda sim ou nao por favor me responde?

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde! Porquê alguns chuveiros não funcionam com DR?

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde meu amigo , de ante mao venho agradecer por um blog excelente de duvidas e resposta . Entao vem a minha pergunta em casa tem dois chuveiro eletrico ,mas teve poblema com a enegia da rede que fornece e meu chuveiro um queimou a resistencia e o outro nao pega ,mais o poblema nao é o chuveiro tenho nossao de elertica ja testei os fio da caixa central tao todos bons e verifiquei fiz o teste de um bocal com lampada a caixa do chuveiro o teste a lampada nao acende com o teste chave de fenda o fase acende pensei que era o neutro . Puxei de outra caixa o newtro e nao quer pegar agora se eu usar o mesmo fio de 2.5 que esta no outro chuveiro e colocar no outro chuveiro tem algo poblema ficar dois chuveiro no mesmo fio 2.5

    ResponderExcluir
  88. Alguém pode me tirar uma dúvida, é o seguinte tem um chuveiro de 6800 watts para 220, nele pede um cabo de 4 mm e disjuntor de 32a, isso é no meu trampo porém a elétrica é toda errada aqui, seria melhor eu passar um fio de 6mm mesmo que o de 4mm alimente só o chuveiro mas aqui o pedricista põe disjuntor de 40a mas os chuveiro s são de 5500w, se optar por um fio de 6mm devo manter um disjuntor de 32 ou tenho que pôr um de 40a?

    ResponderExcluir
  89. Não sei a voltagem pode me falar pois comprei um chuveiro 127 volts mas nao esquenta pois tem saida para 3 fios verde Preto e vermelho

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde! No meu apartamento irei colocar um chuveiro de 7800w..rede de 220v!o fio é de 6 mm...mas disjuntor é de 25a...seria somente mudar o disjuntor p 40a???? Obg

    ResponderExcluir
  91. Bom dia
    Então tenho um chuveiro de 5500 que está ligado no 220 certo e também está na posição morno mas se eu mudar para a posição quente a resistência queima.
    Porque ocorre esse problema é como posso resolver.

    ResponderExcluir
  92. Qual é 0 fio certo pra rede geral de uma casa

    ResponderExcluir
  93. De que jeito posso fazer uma instalação de energia na minha casa

    ResponderExcluir
  94. Olá boa noite gostaria de saber porquê meu disjuntor fica desarmado pois meu chuveiro é 220 6800 com fio n6 e disjuntor 32a.sera que teria colocar um outro disjuntor

    ResponderExcluir
  95. De acordo com NBR 6149 o cabo 6mm suporta 36A e o cabo 4mm suporta 28A.
    Percebi que em vários comentários o pessoal está colocando valores de 42A para 6mm e 32A para cabos 4mm, a.minha questão é de onde vem esses valores, de qual tabela e qual norma?
    Questiono pois utilizo a NBR 6149 e 6148 para dimensionamento e vcs utilizam qual referência para dimensionamento?
    Fico aberto para novos conhecimentos

    ResponderExcluir
  96. Fico agradecido pelas informações contido neste blog.

    Aprendi muito

    ResponderExcluir
  97. Bom dia meu chuveiro fica a 15 mts de distância do quadro de distribuição qual o fio e dijuntor devo usar meu chuveiro e de 6800w

    ResponderExcluir
  98. Olá, João Carlos, me chamo Flori. Numa construção residencial, alimentação em 220V eu quero instalar 4 chuveiros, sendo 2 de potências 6500W e 2 de 5400W. Somando todas as cargas a serem instaladas, já calculada a demanda, dá um total de 15200W. Os cabos que alimentarão o QDC podem ser de 15mm, e qual seria a corrente do disj. geral?

    ResponderExcluir
  99. Bom dia, vi sua tabela e entendi...mas que calculo eu faço para chegar neste valor final? No apto onde vou morar foi avisado que tem que ser chuveiro de resistência blindada, 220v e no máximo 5400w. Só preciso confirmar se meus cálculos estão certos... Aguardo resposta, obgda

    ResponderExcluir
  100. Bom dia,
    Estou com um problema em meu chuveiro, meu chuveiro e de 5500w, o disjuntor é de 40A os cabos de ligação é de 10mm.
    Toda vez que coloca na posição inverno, passa uns 10 minutos o disjuntor cai, na posição verão posso ficar muito tempo que ele não cai.
    Disjuntor cai no quadro interno.
    Oque pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geyson desculpe a demora na resposta, não estou recebendo notificações de perguntas. O disjuntor desliga depois de algum tempo de banho é porque esta desligando por aquecimento dos cabos que pode haver duas causas. Ha uma sobre carga nos circuitos ou ha algum conexão mau feita. veirifque as emendas dos cabos e reaperte as conexões dos disjuntores ou conectores.

      Excluir
  101. Boa noite um cabo de 6 mm pode suportar uma ducha de 5500w?

    ResponderExcluir
  102. Boa noite, estou usando um cabo de 10 mm e um disjuntor bifasico de 40 A para alimentar um chuveiro de 7500w, entretanto apos algum tempo no banho o disjuntor desarma. Sabe me dizer a possível causa?

    ResponderExcluir
  103. Olá João Carlos, tudo bem? Meus chuveiros um é pressurizado 7500w 220v, cabeamento 6mm e disjuntor 40A, outro 6800w 220v cabeamento 6mm e disjuntor 40A, ambos são com caixa de luz separada, vivem caindo o disjuntor e queimando a resistência, pensei em trocar o cabeamento por 10mm e disjuntor 50A, existe algum tipo de risco, sendo que sempre vejo que a instalação está correta, porém vive dando problemas. Gratidão Tatiana.

    ResponderExcluir
  104. Olá,eu comprei meu chuveiro de 4600w de 220v só que descobrir após a compra que no meu apartamento o dijuntor é de 30A tem algum problema quando eu vinher instalar meu chuveiro? Achei ele lindo não quero gastar dinheiro com outro...

    ResponderExcluir
  105. Olá João Carlos, gostaria de saber se ao colocar o fio de 10mm para o chuveiro de potência 7500w e 220v o disjuntor necessita ser o de 50A. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  106. Ola boa tarde eu tenho um chuveiro de 5500w
    O cabo e de 6mm
    Mas. Não ta ficando quiete Não pq sera

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde a rede é 127 o o disjuntor do relógio e 40 o fio q vai para o quadro de distribuição e 10 para os chuveiros o fio e 10 seria certo usar um disjuntor de 50 certo? Mas o disjuntor do relógio é de 40 e nosso usar um disjuntor maior q o do relógio, oq eu faço?

    ResponderExcluir