quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que é quadro de distribuição?

Exemplo de esquema de ligação de um quadro de distribuição


Um dos itens mais importantes numa instalação elétrica é o quadro de distribuição. O que é isto? É um painel onde adentram os cabos vindos do medidor de energia e onde se faz a distribuição dos circuitos elétricos.
É nele também onde se encontram os disjuntores, Dr's e o DPS que são os dispositivos de proteção . Veja detalhes sobre os mesmos nesta postagem: Dispositivos de proteção, . Ao confeccionar o quadro nunca esqueça de deixar espaço livre para futuras ampliações. A figura mostra como deve ser o quadro de uma residência.

  • O aterramento é muito importante, porque protege os equipamentos e os usuários.
  • Não há necessidade de colocar disjuntor no neutro, ele deve ser ligado diretamente aos circuitos (ver foto). 
  •  Um problema muito comum é o desbalanceamento das cargas nas fases causando desarme de disjuntores e deterioração prematura dos componentes. É necessario dividir as potências entre as fases de modo que haja equilíbrio das correntes entre elas.
  • Chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas, lavadoras de louça, motores de hidromassagem ou qualquer equipamento em que o fabricante recomende, devem possuir circuito exclusivo, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que alimentam o equipamento.
  • Deixe circuito exclusivo para iluminação.
  • A NBR 5410 determina a bitola mínina da fiação conforme a seguir: circuitos de iluminação 1,5 mm², tomadas de uso geral (TUG) 2,5 mm², circuito de ligação entre o medidor de energia com o quadro de distribuição 10 mm², tomada de uso específico (TUE) como chuveiros, de acordo com a potência do aparelho.
Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores e ventiladores na: www.lojadochuveiro.com.br

9 comentários:

  1. Sr. João Carlos, boa noite!
    Farei uma instalação elétrica numa casa onde o QDC possui 2 DTMs (40 e 25A). Porém, o relógio possui DTM de 40A. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Rafael.
      Estou gostando muito do site. Já tirei boas dúvidas aqui.
      Desde já agradeço ao Sr.

      Excluir
    2. Rafael, o ideal é fazer o levantamento das cargas da residencia para definir o cabeamento de entrada e o disjuntor de entrada. Lembre-se que a corrente do disjuntor deve ser menor que a capacidade de condução do cabo e maior que o consumo da residencia.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte

      Excluir
  2. amigo posso fazer a instalação de duas casa em um só relógio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, depende de dois fatores. As duas casas se encontram no mesmo terreno? Se for em terrenos diferentes mesmo sendo lado a lado não é recomendado, deve-se entaõ fazer instalações separadas. E da carga instalada na duas casas. A instalação de entrada de energia feita pela eletropaulo é feita com base na carga instalada na residencia. Nas instalações mais recentes o padrão suporta até 20 kw, isto é, a carga total instalada é de no maximo 20kw. Se a soma das cargas das duas residencias for ate este valor voce poderá faze-lo, mas sempre é recomendado fazer instalaçoes em separado.

      Excluir
  3. Todos os comentários são de grande serventia para mim serve como mas um aprendizagem pra poder atender o cliente e resolver o problema detectado neste caso foi o que tive que fazer troca os cabos que já estava rececados pelos longos anos de uso .obriga pelos esclarecimentos e ter tirado minha duvida pra poder atender o cliente com mas segurança aí executar o serviço

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Estou com um questionamento, a tensão da minha cidade é comum, 127v. E eu estou com dois condicionador de ar 220v, a principio eu farei um quadro de distribuição para a residencia. O minha pergunta é, no meu medidor de energia o disjuntor é de 30A, com os meus cálculos o disjuntor da residencia vai ser de maior amperagem, teria algum problema se o disjuntor de dentro da casa ser maior que o do medidor? Qual o procedimento q devo tomar, deixa o disjuntor do medidor do mesmo jeito 30A e o da casa maior que 30A?

    ResponderExcluir