sexta-feira, 22 de maio de 2009

como ligar chuveiros?

Um erro muito comum verificado em residências é a ligação de chuveiros e torneiras elétricas com plugs e tomadas (ver fotos). Estes dispositivos não são apropriados para este uso devido as altas correntes que passam por eles. Há duas maneiras de se fazer a ligação elétrica de chuveiros:

  1. Ligação através de conectores de porcelana. Os cabos que vem do quadro de distribuição são ligados num dos lados do conector e os cabos que vem do chuveiro, são ligados no outro lado do conector. Este tipo de ligação facilita quando da necessidade de se fazer manutenções.
  2. Ligação direta. Os cabos que vem do quadro de distribuição são emendados diretamente ao cabos do chuveiro. Este tipo de ligação dificulta quando da necessidade de manutenções.


. Chuveiros e torneiras elétricas devem possuir circuito exclusivo, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que saem do quadro de distribuição e alimentam exclusivamente o chuveiro. O dimensionamento da instalação deve seguir a seguinte regra: Capacidade de condução do condutor deve ser maior que a Corrente do disjuntor que deve ser maior que corrente máxima do aparelho.
. Sempre siga a orientação dos fabricantes.

Precisa de eletricista? Ligue para mim (11) 99849-3365


NUNCA USE PLUGUES E TOMADAS NA LIGAÇÃO DE CHUVEIROS

CONECTOR DE PORCELANA

CHUVEIRO LIGADO DIRETAMENTE AO CIRCUITO

Como emendar fios do chuveiro?


A ligação de duchas e chuveiros necessita de cuidados especiais devido as suas altas potências elétricas.
A emenda dos fios do chuveiro com os fios da instalação da residência é um dos pontos que mais causam curtos circuitos e outros problemas elétricos.
Existem duas maneiras seguras de se emendar os fios dos chuveiros:
Obs: Antes de iniciar a instalação certifique-se que a energia esteja desligada.

1ª - Emendar diretamente os fios do chuveiro com os fios da instalação elétrica:
  • Desencape 4 cm ou mais dos fios a serem emendados.
  • Cruze as partes desencapadas.
  • Envolva um fio sobre o outro.
  • Repita com o outro lado do fio deixando-os com esta aparência:



  • Corte pelo menos 10 cm de fita isolante de boa qualidade e cubra toda a área desencapada. Certifique-se que não ficou nenhuma parte dos fios de cobre aparente.


2ª - Emenda dos fios utilizando conector de porcelana:

  • Desencape de 7 a 10 mm dos fios a serem emendados.
  • Encaixe as partes desencapadas no conector de porcelana. Obs: Adquira conector adequado a bitola dos fios e evite utilizar conectores plásticos.
  • Aperte os parafusos do conector. Lembrando que o fio terra (verde) deve ser conectado no borne central.
  • Acomode cuidadosamente os fios dentro da caixa de força.
  • Coloque o espelho.



  • Antes de ligar a energia, abra o registro do chuveiro e deixe sair água por alguns segundos para evitar a queima da resistência.
ATENÇÃO: compre duchas, chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas e ventiladores na Loja do Chuveiro


domingo, 10 de maio de 2009

Luz pisca lâmpada queima? Hummmm ai tem problema.


É muito comum principalmente em construções mais antigas a ocorrência da luz piscar ao ligar chuveiros, microondas, secadoras de roupa ou a queima de lâmpadas com frequência, isto indica que há alguma coisa errada, e normalmente são três as causas:
  • Cabos elétricos de bitola incompatível com a potência do aparelho, isso é muito comum em chuveiros. O chuveiro é o equipamento de maior potência em uma residencia e é responsável por 30 ou 40% do consumo. Deve ter um circuito exclusivo com cabos de no mínimo 4mm² para aparelhos de 5500W e de 6mm² para aparelhos de 6800 e 7500W.
  • Aquecedores, condicionadores de ar, torneiras elétricas e algumas secadoras de roupa também devem ter circuito exclusivo.
  • O que é um circuito exclusivo? Deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra ou fase-neutro-terra) que saem do quadro de distribuição e alimentam somente determinado aparelho.
  • O circuito ao qual o aparelho esta ligado possui outros aparelhos de potência considerada que em determinadas situações sobrecarregam o circuito.
No caso das lâmpadas, deve haver um circuito exclusivo para iluminação.

Eu recomendo, compre duchas, chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores e ventiladores na: www.lojadochuveiro.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que é quadro de distribuição?

Exemplo de esquema de ligação de um quadro de distribuição


Um dos itens mais importantes numa instalação elétrica é o quadro de distribuição. O que é isto? É um painel onde adentram os cabos vindos do medidor de energia e onde se faz a distribuição dos circuitos elétricos.
É nele também onde se encontram os disjuntores, Dr's e o DPS que são os dispositivos de proteção . Veja detalhes sobre os mesmos nesta postagem: Dispositivos de proteção, . Ao confeccionar o quadro nunca esqueça de deixar espaço livre para futuras ampliações. A figura mostra como deve ser o quadro de uma residência.

  • O aterramento é muito importante, porque protege os equipamentos e os usuários.
  • Não há necessidade de colocar disjuntor no neutro, ele deve ser ligado diretamente aos circuitos (ver foto). 
  •  Um problema muito comum é o desbalanceamento das cargas nas fases causando desarme de disjuntores e deterioração prematura dos componentes. É necessario dividir as potências entre as fases de modo que haja equilíbrio das correntes entre elas.
  • Chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas, lavadoras de louça, motores de hidromassagem ou qualquer equipamento em que o fabricante recomende, devem possuir circuito exclusivo, isto é, deve haver um trio de cabos (fase-fase-terra para 220V ou fase-neutro-terra para 127V) que alimentam o equipamento.
  • Deixe circuito exclusivo para iluminação.
  • A NBR 5410 determina a bitola mínina da fiação conforme a seguir: circuitos de iluminação 1,5 mm², tomadas de uso geral (TUG) 2,5 mm², circuito de ligação entre o medidor de energia com o quadro de distribuição 10 mm², tomada de uso específico (TUE) como chuveiros, de acordo com a potência do aparelho.
Para serviços eletricos ligue: (11) 99849-3365

terça-feira, 5 de maio de 2009

Perigo na instalação de hidromassagens


Um dos problemas mais comuns é a instalação mau feita de hidromassagens. O motor da hidro esta ligado diretamente a bomba de agua e em caso de curto circuito no motor a corrente elétrica pode passar para a agua e esta para o usuário da hidro. É imprescindível que o motor esteja aterrado adequadamente, porque em caso de curto circuito a corrente elétrica buscará o caminho mais fácil que é o fio terra. É necessário também que haja um disjuntor protegendo a instalação. Existem também o disjuntor diferencial residual que é um dispositivo de proteção que ao detectar uma fuga de corrente de 30 mA, assim como acontece nos choques elétricos, desliga em fração de segundos o circuito. Este dispositivo também protege no caso de um aparelho elétrico cair dentro da hidro como costumeiramente é mostrado em filmes policiais.
Veja esta postagem sobre ligação de motores: Como ligar motor de hidromassagem

Para serviços elétricos ligue: (11) 99849-3365

Economia em eletricidade


Uma instalação inadequada alem de trazer ricos pode aumentar consideravelmente o consumo de energia elétrica. Em uma construção nova, o proprietário opta, as vezes, por baratear o material como comprar cabos de menor bitola e reduzir o nº de circuitos e isso pode trazer varias consequências tais como:

  • Aquecimento dos condutores elétricos podendo causar incêndios.
  • Riscos de choques elétricos.
  • Redução da vida útil dos equipamentos.
  • funcionamento irregular dos equipamentos principalmente, computadores, televisores de plasma e LCD.
  • Aumento no consumo de energia.
A ABNT através da NBR 5410 define padrões e metodologia para se dimensionar a instalação elétrica seja de uma residência, comercio ou industria.
Alguns "curiosos" dizem que a ABNT exagerou na NBR 5410 superdimensionando os componentes, mas não é verdade. Ao dimensionar uma residência voce tem que ter em mente que é para a vida toda e que no decorrer dos anos voce trocará aparelhos antigos por novos mais potentes, aumentará a quantidade como TV's, computadores, aparelhos de som e não precisará refazer a instalação.
Voce deve ficar atento aos seguintes sintomas que caracterizam uma instalação inadequada:
  • A luz pisca ao ligar chuveiros, ferros de passar e microondas.
  • Ao ligar dois ou mais aparelhos como chuveiros e ferro de passar o disjuntor disarma.
  • Queima constante de lâmpadas e resistências de chuveiros.
Precisa de eletricista?  ligue para mim: (11) 99849-3365